icone de busca
iBahia Portal de notícias
Tabus, Tretas e Troças

Dupla Ba-Vi sonha com a taça da Copa do Brasil; relembre campanhas

Com uma decisão e uma semifinal no currículo, Vitória busca finalmente ser campeão. Já o Bahia tenta passar pela trágica fase das Quartas de Final

foto autor

Silvio Tudela

22/04/2024 às 9:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em 35 edições já realizadas da Copa do Brasil, Bahia e Vitória nunca se encontraram na competição, mas esse aguardado encontro pode ocorrer neste ano. Isso se os arquirrivais vencerem seus confrontos na terceira fase do torneio contra Criciúma e Botafogo, respectivamente, e o sorteio os colocar frente a frente a partir das Oitavas de Final.


				
					Dupla Ba-Vi sonha com a taça da Copa do Brasil; relembre campanhas
Dupla Ba-Vi sonha com a taça da Copa do Brasil; relembre campanhas. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Apesar de inédito na Copa do Brasil, Bahia e Criciúma já se enfrentaram 22 vezes pelas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, com oito vitórias do Tricolor, sete do time catarinense e sete empates, com 59 gols marcados, sendo 29 do Bahia e 30 do Criciúma. Um equilíbrio total.

Leia também:

Já Vitória e Botafogo se encontraram em 45 jogos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e também pela Copa do Brasil. Foram 17 vitórias do Rubro-Negro, 14 do Glorioso e 14 empates, com 126 gols assinalados, sendo 66 do Vitória e 60 do Botafogo.

Os dois times fizeram três partidas pela Copa do Brasil, com duas vitórias do clube baiano e um empate. Em 1997, pelo torneio, o Leão despachou o time carioca na primeira fase e o elástico placar descartou a realização de um segundo jogo. O Rubro-Negro também se deu bem nas Oitavas de Final da Copa do Brasil de 2012, superando e deixando o rival novamente pelo caminho.


				
					Dupla Ba-Vi sonha com a taça da Copa do Brasil; relembre campanhas
Com uma decisão e uma semifinal no currículo, Vitória busca finalmente ser campeão. Já o Bahia tenta passar pela trágica fase das Quartas de Final. Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Atuação do Ba-Vi

Em todas as 32 edições que participou, o Bahia caiu nas Quartas de Final em oito temporadas, mas segue tentando quebrar o tabu para avançar e chegar à grande final e, quem sabe, ter essa taça na sua galeria de troféus. Em suas quedas, o Tricolor foi eliminado pelo Grêmio em quatro oportunidades (1989, 2012, 2019 e 2023), Flamengo (1990), Juventude (1999), Atlético-MG (2002) e Palmeiras (2018). Contando com todas as participações no torneio, o Tricolor tem 157 jogos, com 66 vitórias, 52 empates e 39 derrotas, 238 gols marcados e 156 sofridos.

Com resultados muito melhores na competição, o Vitória fez a sua melhor campanha em 2010, quando bateu na trave e se tornou o vice-campeão do torneio, deixando o título escapar pelo critério do gol marcado fora de casa pelo adversário. Naquele ano, o Rubro-Negro eliminou Corinthians-AL, Náutico, Goiás, Vasco, Atlético-GO, mas parou frente a um dos melhores times do Santos de todos os tempos, repleto de craques e liderado por Ganso e Neymar.

Sua segunda melhor campanha foi em 2004, quando caiu nas Semifinais contra o Flamengo. O Vitória chegou a disputar oito vezes as Quartas de Final, quando foi eliminado pelo Sport (1989), Remo (1991), Grêmio (1994 e 1997), Cruzeiro (1998), Flamengo (2003), Vasco (2009) e Coritiba (2012).


				
					Dupla Ba-Vi sonha com a taça da Copa do Brasil; relembre campanhas
Com uma decisão e uma semifinal no currículo, Vitória busca finalmente ser campeão. Já o Bahia tenta passar pela trágica fase das Quartas de Final. Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Recordista em participações junto com o Atlético-MG, o Leão estreou na Copa do Brasil no primeiro ano da competição, em 1989, e esteve presente em 34 das 35 edições já realizadas, ficando fora somente na edição de 1992, quando não se classificou. O Rubro-Negro tem 173 jogos ao longo deste período, com 72 vitórias, 43 empates e 58 derrotas, 260 gols marcados e 202 sofridos.

Nesta edição da Copa do Brasil, o Bahia está na disputa desde a primeira fase e já eliminou o Moto Club e o Caxias. O Vitória ainda não estreou e joga pela primeira vez no campeonato deste ano, entrando direto na terceira fase por ter sido campeão da Série B em 2023.

Nos próximos embates dos 16-avos de Final, que acontecem entre os dias 1º e 22 de maio, em confrontos de ida e volta, o Tricolor faz o segundo jogo no estádio do Criciúma e o Rubro-Negro faz sua partida decisiva em casa. No caso de empate no placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis.

foto autor
AUTOR

Silvio Tudela

AUTOR

Silvio Tudela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela