O Dia do Capoeirista, celebrado neste sábado (3), homenageia os praticantes da arte marcial afro-brasileira que combina luta, dança, música e acrobacias. A prática da capoeira conquistou o mundo e influenciou diversas áreas, incluindo o entretenimento. Para comemorar a data, o iBahia relembra artistas que já demonstraram suas habilidades na capoeira.
Conheça artistas que jogam capoeira:
Irmãos Simas
A capoeira está na veia desta família. Os irmãos Rodrigo Simas, Felipe Simas, Bruno Gissoni já mostraram que puxaram as habilidades do pai. Beto Simas é mestre de capoeira e fundador do Grupo Capoeira Brasil.
Leia também:
Nas redes sociais, os atores sempre compartilham os momentos de treino e aulas de capoeira. “Tá achando q é facil? Né não. Já dizia meu pai, ‘é.. é difícil’”, escreveu Rodrigo Simas em vídeo treinando com o irmão e o pai.
Neymar
Neymar também já apareceu nas redes sociais jogando capoeira com o filho, Davi Lucca. No Instagram, o jogador postou um vídeo aproveitando a folga e curtindo o filho mais velho. Na legenda, ele escreveu: "Vários Paranauê". E aí, será que ele tem futuro na arte marcial?
Lázaro Ramos
A relação de Lázaro Ramos com a luta vem da Bahia. Mas quase todas as vezes em que praticou, foi por causa do trabalho. Foi para assumir o papel do barbeiro e capoeirista Zé Maria, na novela “Lado a Lado”, da TV Globo, que Lázaro Ramos mostrou que também tem habilidade na capoeira e consegue fazer de tudo.
Na a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, ambientada no início do século XX, o baiano sempre contava com ajuda de mestres durante as cenas de aula ou luta.
Marcello Melo Jr
O ator Marcello Melo também já interpretou um capoeirista na novela, ao lado de Lázaro Ramos. Para Marcello, interpretar um capoeirista foi tranquilo, já que praticou a arte dos 10 aos 16 anos, e não teve dificuldade para gravar as cenas de luta.
Na vida real, Marcelo Mello Jr. já contou que foi orientado por mestres da capoeira e criou memórias com a arte marcial quando tinha aulas no grupo Nós do Morro.
Chay Suede
Foi para estrear na novela “Segundo Sol” que o ator Chay Suede teve seu primeiro contato com a capoeira. 'A capoeira foi uma coisa nova na minha vida, tive muito prazer de inaugurar e acho que não vou terminar tão cedo' afirmou ele.
Segundo o ator, aprender capoeira o ajudou em vários aspectos da vida pessoal e profissional. "Eu nunca tinha feito capoeira e nunca tinha nem tido contato quando criança. Foi a coisa mais difícil que já fiz na vida." confessou. Mas pelo domínio demonstrado nas cenas, parece que o ator aprendeu mesmo a arte marcial.
Danni Suzuki
A atriz Danni Suzuki está sempre praticando capoeira e já declarou que é apaixonada pela arte marcial. “De volta aos braços de mais um grande AMOR! minha linda CAPOEIRA!!”, escreveu Suzuki em uma postagem nas redes sociais.
A atriz sempre compartilhou a arte marcial na web e comemorou a volta ao grupo de capoeira.”Sem palavras pra descrever essa aula forte, suada, com cantos e instrumentos pulsando no coração. Movimento do corpo e da alma. Amigos queridos de muitos anos”, disse.
Sérgio Malheiros
O ator Sérgio Malheiros também teve influência paterna na paixão por esportes. O pai foi atleta, faixa preta em karatê e sempre o incentivou no esporte. Sérgio compartilha do amor pela capoeira na vida real e na ficção desde cedo.
“A capoeira me deu disciplina para aguentar as pressões do meu trabalho, me deu respeito à hierarquia, coisas que me ajudaram muito na minha profissão”, explicou Malheiros.
Kleber Bambam
Quem disse que o lutador Kleber Bambam não tem outras habilidades esportivas? O ex-BBB baiano já mostrou que é bom na capoeira também e foi flagrado jogando capoeira na areia com seu professor.
Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) conferiu à capoeira o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Um dos elementos da cultura do Nordeste introduzidos pelos povos negros escravizados, trata-se de uma dança e arte marcial na qual os movimentos realizados durante uma roda são acompanhados pelo som do berimbau, cantos e palmas. Essa expressão cultural é preservada e perpassada através dos mestres de capoeira.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!