icone de busca
iBahia Portal de notícias
Nova Carteira de Identidade

Mais postos irão emitir novo RG em agosto na Bahia após críticas

Postos de Pituaçu e Salvador Shopping também terão vagas ampliadas em agosto

foto autor

Redação iBahia

15/07/2024 às 7:42 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substituirá o Registro Geral (RG), vai ser emitida em mais postos SAC na Bahia a partir de agosto. Atualmente apenas duas unidades - Pituaçu e Salvador Shopping - fazem o atendimento do serviço, que começou a ser realizado no estado no último dia 9. Estas também vão aumentar o número de vagas diárias no próximo mês.


				
					Mais postos irão emitir novo RG em agosto na Bahia após críticas
Mais postos irão emitir novo RG em agosto na Bahia após críticas. ​Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), os postos que vão incluir o serviço ainda não foram definidos, assim como a data do lançamento. A expansão ocorre em meio a críticas dos usuários que não conseguem agendar o serviço. Ao tentar marcar novas datas, o site indica a falta de disponibilidade. A secretaria estadual explicou que isso ocorre porque a implementação da CIN é uma novidade e está sendo gradualmente implementada.

Leia também:

A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). O prazo para entrega do documento é de 15 dias.

O novo documento terá o cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, e um QR Code para verificação de autenticidade do documento e dos dados do cidadão. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Novo RG, Carteira de Identidade Nacional é para todos


				
					Mais postos irão emitir novo RG em agosto na Bahia após críticas
Mais postos irão emitir novo RG em agosto na Bahia após críticas. Foto: Divulgação/Receita Federal

Apesar de ter anunciado o documento apenas para um público restrito inicialmente, o DPT retificou a informação e pontuou que todos os cidadãos terão acesso ao serviço.

Segundo o DPT, o documento segue padrões internacionais e, entre as novidades, traz um código MRZ – o mesmo do passaporte -, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade, por exemplo.

A principal mudança é a padronização com o número do CPF. Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador, evitando assim possíveis fraudes.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, além de saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

Novo RG é obrigatório

Vale pontuar que a nova identidade é obrigatória. Os cidadãos e os governos estaduais terão até 2032 para finalizar as emissões do documento. No ano seguinte, o RG não será mais aceito, até onde foi divulgado.

Para obter a nova identidade, o cidadão deve apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento em formato físico, ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

Depois da primeira via gratuita, o documento passa a ter uma taxa, que varia de estado para estado. Além disso, se o cidadão desejar a opção em policarbonato (plástico) haverá cobrança por parte do estado emissor.

A Bahia ficou entre os três últimos estados a emitir a CNI. O prazo para que os estados começassem a emitir o documento era 11 de janeiro. O início está acontecendo com 6 meses de atraso. Os outros dois estados que também atrasaram a emissão da nova CIN são Roraima e Amapá.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cidadania