Uma multidão acordou cedo nesta terça-feira (2) para comemorar os 201 anos do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. Realizados entre o bairro da Lapinha e o Centro Histórico da cidade, os festejos reuniram centenas de pessoas.
Veja mais:
- Fotos: veja imagens da celebração do 2 de Julho em Salvador
- Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
As celebrações começaram ainda nas primeiras horas do dia, com fogos. Depois, o hasteamento da bandeira, seguido do tradicional depósito de flores no busto do general Pierre Labatut, mais conhecido como general Labatut, deram início ao desfile das imagens do Caboclo e da Cabocla.
Leia também:
Por todos os lados, baianos e turistas, que se apertaram para acompanhar a passagem dos símbolos da independência e das fanfarras. Nesta edição, por ser ano de eleições, o público se tornou ainda maior, com a presença de apoiadores de candidatos.
Entre as autoridades presentes no evento, estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado da esposa, Janja, ele desfilou com o governador Jerônimo Rodrigues em um carro aberto. Em determinado momento, Lula chegou a usar o turbante dos Filhos de Gandhi.
O prefeito Bruno Reis também marcou presença. Em entrevista à TV Bahia, ele comentou a participação na festa e ressaltou o peso do 2 de Julho para a história da Bahia.
"Um ano importantíssimo para decidir o futuro da nossa cidade, mas um ano para celebrar essa data, que sem sombra de dúvidas, é a data mais importante da nossa história. O 2 de Julho representa a Independência da Bahia no Brasil, momento da gente enaltecer os nossos heróis, da gente estar aqui para celebrar e reconhecer a importância dessa data para que hoje nós pudéssemos ter uma democracia. Foi graças a essa conquista que hoje nós temos um país mais justo, um país que a gente pode, através da própria força do povo brasileiro, conduzir os seus destinos", afirmou.
Segurança reforçada no 2 de Julho
O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, também ressaltou a importância da data e pontuou o esquema montado pela pasta para garantir a realização do evento.
"Uma operação grande montada para hoje, para garantir essa festa cívica popular. São 1.300 policiais civis e militares. Bombeiros militares estarão em todo o circuito, em todas as ruas do entorno. Teremos ao longo da Lapinha e do Centro Histórico 300 câmeras também, sendo 50 delas de reconhecimento facial, fazendo monitoramento; equipes de policiais civis infiltrados, para evitar crimes contra o patrimônio", disse.
"Tudo isso para garantir que essa festa tenha cada vez mais a presença popular. E, lógico, a gente pede que as pessoas venham curtir, venham na paz, venham festejar essa data tão importante, que nós estaremos aqui para garantir a segurança delas", concluiu.
2 de Julho nos livros
Antes de hastear a bandeira da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues revelou um pedido para que o 2 de Julho seja incluído nos livros de história do país. Em entrevista à TV Bahia, o chefe da administração estadual pontuou que já há uma demanda encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
"Aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história, mas que o MEC possa absorver pelo menos um capítulo de nós. Apresentamos a demanda, mas apresentamos também a nossa capacidade de construção disso", disse.
Ainda segundo Jerônimo, independente da decisão nacional, ao menos a Bahia deve absorver nos materiais didáticos esse conteúdo, que será produzido por uma equipe montada pelo Governo.
"As nossas equipes produzirão um material suficiente para dizer: 'Toma aqui Ministério [da Educação], para que vocês possam avaliar e a gente possa contar ao Brasil e ao mundo a história da Independência do Brasil, passando por um bom pedaço, e a boa referência da luta dos baianos e das baianas'", pontuou.
Programação longa
O desfile segue até a Praça Municipal, onde é feita uma parada e, à tarde, a festa será retomada, com a levada do Caboclo, da Cabocla e da chama da tocha da Independência para a Praça do Campo Grande. Veja a programação do dia abaixo:
- 6h – Alvorada com Queima de Fogos, no Palco Largo da Lapinha;
- 7h – Organização do Cortejo Cívico na Lapinha.
- 8h – Cerimônias Cívicas – Hasteamento das bandeiras por Autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
- 9h – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais, Estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, Grupos Populares.
- Concurso de Fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus.
- Homenagem aos Heróis da Independência - Breve parada em frente ao Convento da Soledade.
- Homenagem da Ordem Terceira do Carmo - Breve parada em frente à Ordem para pronunciamento de um membro da Instituição.
- Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Breve parada em frente à Igreja.
- 9h às 12h - Apresentação performática de teatro Dois do Sete.
- 11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
- 12h – Toré em Homenagem aos Caboclos.
- 13h – Concentração do Cortejo Cívico
- 13h30– Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais e Estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
- 14h – 2º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro.
- 15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
- 16h – Cerimônias Cívicas no Campo Grande: Chegada dos Carros dos Caboclos; hasteamento das Bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pela paratleta cega Iracema Vilaronga; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
- 17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas - participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!