icone de busca
iBahia Portal de notícias
Protetor dos médicos

Conheça a história dos santos gêmeos São Cosme e Damião

Além da área da saúde, santos gêmeos são considerados protetores das crianças

foto autor

Redação iBahia

27/09/2023 às 11:04 • Atualizada em 27/09/2023 às 12:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Se são homens e gêmeos no Brasil, o apelido dos irmãos com certeza é Cosme e Damião. Os santos, canonizados no século VI, tem uma forte história no país, e em Salvador, a tradição é tamanha que a festa chega a durar dois dias de comemoração, independente da "divisão" entre as datas pelo catolicismo e pelo candomblé.


				
					Conheça a história dos santos gêmeos São Cosme e Damião
Foto: Reprodução/ Arquidiocese Salvador

São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos, nascidos pelo século III d.C. na cidade de Egéia, na Arábia. Filhos de mãe católica, Teodata, aprenderam a fé cristã através da família e ao crescerem, foram estudar na Síria.

Leia também:

A história da conta de que os irmãos, desde jovens, eram reconhecidos pela habilidade como médicos, exercendo a profissão de forma voluntária.

De acordo com o Padre Luizinho, natural de Feira de Santana, missionário da Comunidade Canção Nova, os irmãos viveram na Ásia Menor, até serem perseguidos ano 300 da Era Cristã e presos por serem considerados inimigos dos deuses, acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas.

Os irmãos foram condenados à morte por apedrejamento e flechadas. A forma de execução não deu certo, e o magistrado ordenou que fossem queimados em praça pública. Mais uma vez, Cosme e Damião escaparam, já que o fogo não os atingiram.

A mando do Imperador, os soldados decidiram afogar os irmãos, que foram salvos por anjos.

Os irmãos foram decapitados no ano de 303. A dupla foi sepultada por um dos pacientes curados por eles. Os restos mortais foram transferidos para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Felix IV, em Roma, na Basílica do Fórum, e século VI, a dupla foi reconhecida pela Igreja Católica como figura santa.

Pela vida que levaram e pelo trabalho que prestaram, Cosme e Damião passaram a ser considerados padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina, além das crianças, dos barbeiros e dos cabelereiros.

No Brasil, o sincretismo religioso faz com que a data dos santos gêmeos seja celebrada em dois momentos e em Salvador, a festa para Cosme e Damião dura dois dias, o dia 26 de setembro, pela Igreja Católica e o dia 27 de setembro, com o famoso caruru promovido pelo Candomblé e pela Umbanda.

Para o Candomblé e Umbanda, Cosme e Damião são associados com Ibeji, orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã.

Veja oração a São Cosme e Damião

São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cotidiano