Mais de 2,4 mil raios foram registrados em apenas 4 dias nas cidades de Porto Seguro e Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Os números são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, consultados pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região.
Ainda segundo informações da entidade, os raios são consequência do tempo fechado na região. As cidades têm registrado fortes chuvas no período. Do último sábado (17) até esta terça (20), foram:
Leia também:
- 1.280 registros em Eunápolis
- 1.136 registros em Porto Seguro
Na prática, os raios são correntes elétricas formadas dentro das nuvens por conta do choque entre as partículas de gelo. Com o atrito, essas partículas ficam mais eletrificadas e armazenam a energia que dá origem aos raios.
A meteorologista Cláudia Valéria da Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou ainda que há uma relação do verão com o fenômeno. "Durante o verão, nós temos temperaturas elevadas, então essas temperaturas mais altas favorecem a ocorrência de raios porque passamos a ter, na formação de nuvens, uma grande disponibilidade de energia", esclareceu em entrevista à emissora. É essa energia disponível o que favorece a ocorrência de chuvas e também de trovoadas.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!