As chuvas e ventos que atingiram Salvador e provocaram estragos em alguns pontos da cidade, nesta quarta-feira (5), foram provocadas por um fenômeno climático pouco conhecido entre as pessoas.
Veja mais:
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o causador é um cavado: corrente de vento no céu que ajuda a formar as nuvens de tempestade.
Leia também:
Com isso, em apenas uma hora, a cidade chegou a registrar 53,5 mm de chuva na localidade de Pirajá. Já a velocidade dos ventos quase bateu 62 km/h na Boca do Rio.
Conforme detalhou o órgão, nas últimas 24h, os bairros com maior registro de chuvas foram: Coutos – Escolab (103,2 m), Periperi (90,4 mm) e Nova Constituinte (89,2 mm).
O temporal fez a Codesal antecipar um alerta de chuvas, com riscos de deslizamentos de terra e alagamentos, que estavam previstas apenas para quinta-feira (6).
Previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas
Entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia.
No sábado (8), o céu deve permanecer claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.
Já no domingo (9), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.
Plantão da Codesal para emergências
Em caso de emergências, a Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais de Salvador, permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Para receber alertas da Codesal, envie um SMS para 40199, informe o número do CEP do local onde mora e receba os boletins. O serviço é gratuito.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!