A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um novo alerta de fortes chuvas para Salvador, com previsão de mau tempo até segunda (8). Na prática, a cidade está em 'nível de alerta máximo' devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. Em um vídeo, o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macedo relatou que o acúmulo acionou sirenes instaladas em dois bairros da capital baiana: na Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano.
“Já enviamos SMS informando às populações dessas comunidades, assim como acionamos os diversos órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Defesa Civil, para que possamos assim recepcionar as famílias e garantir que elas estejam em segurança”, disse o diretor.
Leia também:
Sosthenes alertou ainda que há riscos de deslizamento de terra e que, diante de qualquer anormalidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil. “Os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal continuam nas ruas realizando as vistorias feitas a partir dos chamados que são dados pelo 199. Em caso de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde que um dos nossos profissionais possam realizar a vistoria e garantir a segurança das suas vidas e das suas famílias”, alertou.
Leia mais
- INMET alerta para chuvas intensas na Bahia a partir de sábado (6)
- Canudos e Jeremoabo recebem ações emergenciais após chuvas na região
- Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa neste domingo (7)
Neste final de semana, as chuvas ultrapassaram o quantitativo previsto. No momento, são esperados para todo o mês de abril a taxa de 284,9 mm.No momento, foram contabilizados 195,8 mm esperados.
Chuvas em Salvador
Ainda segundo a Defesa Civil (Codesal), as chuvas são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, que se forma sob áreas de divergência do vento nos níveis superiores da atmosfera.
Nas últimas 24h, os bairros que foram mais atingidos pelas chuvas foram: São Tomé de Paripe (126,1mm), Palestina (118,4mm), Fazenda Grande do Retiro (112,4mm), Calçada (99,8mm) e Iapi (97,0mm)
Muitos transtornos foram registrados por moradores da capital. Entre os lugares com maiores alagamentos estão Avenida San Martin, Avenida Barros Reis e bairros da Cidade Baixa, São Cristóvão, Cassange e Caminho de Areia. Veja mais detalhes aqui e nos vídeos abaixo:
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!