icone de busca
iBahia Portal de notícias
Alerta laranja

Onda de calor: Inmet alerta aumento de 5°C em duas regiões da Bahia

Bahia está em alerta laranja com chegada de onda de calor, que deve durar quatro dias consecutivos a partir desta quinta (14)

foto autor

Nathália Amorim

14/12/2023 às 6:52 • Atualizada em 14/12/2023 às 7:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma onda de calor atinge duas regiões da Bahia a partir desta quinta-feira (14). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas no oeste do estado e Vale do São Francisco vão subir 5°C.


				
					Onda de calor: Inmet alerta aumento de 5°C em duas regiões da Bahia
Onda de calor: Inmet alerta aumento de 5°C em duas regiões da Bahia. Foto: Canva Fotos

A onda de calor tem previsão para durar quatro dias consecutivos, desta quinta até domingo, 17 de dezembro. Com o aumento das temperaturas, a Bahia entrou em estado laranja de perigo para o calor.

Leia também:

"Tem alerta laranja de perigo para essa onde de calor. É quando as temperaturas máximas ficam acima da média por até 5°C ", explica Thaic Carvalho.

Algumas cidades que serão atingidas são Barreiras, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, que devem ter temperaturas acima dos 40°C nos próximos. É recomendado beber muita água, usar roupas frescas e evitar ficar exposto ao sol.

El niño

O calor na Bahia antes mesmo do verão deve piorar nas próximas semanas por conta do pico do fenômeno El Niño, que atinge o máximo no final de dezembro. A informação foi dada ao iBahia por Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O El Niño, fenômeno climático que esquenta as águas do Oceano Pacífico, favorece as ondas de calor por bloquear as frentes frias, causando períodos com temperaturas pelo menos 5°C acima da média, por pelo menos três dias consecutivos.

É esperado que o tempo quente e o calor prevaleça até o final do verão, ou seja, entre dezembro e fevereiro as temperaturas devem se manter altas em todo o estado.

foto autor
AUTOR

Nathália Amorim

AUTOR

Nathália Amorim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tempo