Salvador registrou a maior temperatura do ano no domingo (2), durante a Festa de Iemanjá, com os termômetros atingindo 35,2 °C na Base Naval de Aratu, conforme informou o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

A segunda maior temperatura foi registrada em 4 de janeiro de 2025, quando a cidade marcou 35°C, também na Base Naval de Aratu.
Leia também:
Conforme o Cemadec, o aumento das temperaturas é causado pela presença de uma massa de ar quente e seco, associada a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme.
Há um ano, em 14 de janeiro de 2024, a temperatura na Base Naval de Aratu chegou a 36,2°C.
Sistema de alta pressão
O sistema de alta pressão está frequentemente ligado a massas de ar quente e seco, que intensificam o aquecimento do ar e o tornam ainda mais seco. Esse fenômeno geralmente se origina em áreas desérticas ou em regiões com clima árido, conforme explica o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento.
Em um cenário de alta pressão, a umidade do ar diminui, o que faz com que as condições climáticas se tornem mais estáveis e secas, com temperaturas elevadas.


Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
