Uma tromba d'água que se formou no mar da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador chamou a atenção de moradores nesta quarta-feira (21).
Vídeos recebidos pela TV Bahia mostram o fenômeno de longe. A estrutura parece a de um redemoinho, porém formada por água. Ela começa grande e vai se dissipando.
Leia também:
Nas imagens, ainda é possível ver um barco passando nas proximidades da tromba d´água, enquanto moradores filmam a situação de dois pontos distintos.
Em contato com o iBahia, a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou o que é e como é formado o fenômeno.
"Ocorre normalmente quando a gente tem nuvens de grande desenvolvimento vertical. Transformando em uma linguagem mais simples, é como se fosse realmente formando um redemoinho, que vai elevar a umidade de um espelho d'água", contou.
A especialista informou ainda que, para além do mar, a tromba d'água pode acontecer em outras superfícies, contanto que haja água. "Nesse caso aí do mar, mas pode ser de grandes lagoas".
Cláudia Valéria disse ainda que o surgimento do fenômeno não tem relação com as chuvas que têm atingindo a cidade e outras regiões do estado nos últimos dias.
"É um fenômeno muito pontual, de pequena atuação diária. Normalmente não provoca muitos problemas porque atua realmente sobre uma área de espelho d'água. Esses sistemas não têm absolutamente nada a ver com chuvas. Os sistemas que provocam chuvas são sistemas meteorológicos diferentes, e não sistemas meteorológicos tão pontuais", pontuou.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!