Na maior capital da moda, Paris, a cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos apresentará o desfile das delegações com cerca de 200 países nesta sexta-feira (26). Os uniformes oficias do Brasil seguem rendendo na web, e desta vez foram as recriações dos trajes que bombaram. Marcas e estilistas como Katia Barros, da Farm, Thomaz Azulay, da The Paradise, Mônica Sampaio, da Santa Resistência e a marca baiana Dendezeiros divulgaram os próprios uniformes.
As Olimpíadas de 2024 serão realizadas em Paris, uma das principais capitais mundiais da moda. Esse contexto gerou uma grande expectativa de que o uniforme brasileiro fosse representativo. No entanto, para muitos, o resultado final deixou a desejar, parecendo desconectado com a essência do Brasil.
Leia também:
O design do uniforme também foi acusado de perpetuar estereótipos simplistas sobre o Brasil. Elementos visuais considerados clichês e pouco representativos da verdadeira complexidade cultural do país foram amplamente criticados. A reação das redes sociais reflete um desejo coletivo por uma representação mais autêntica e inclusiva da identidade nacional.
Nas redes sociais, outras versões dos uniformes assinadas por grandes marcas viralizaram e geraram muitos comentários. "A farm sempre valorizando nossa diversidade com criatividade e bom gosto" comentou uma internauta. "Qualquer coisa era melhor que o uniforme atual" escreveu uma outra. Tiveram aqueles que não gostaram das versões. "Melhorou um pouco? Sim! Porém todas de mal gosto." disse uma outra internauta.
Estilistas recriam uniformes do Brasil para Jogos Olímpicos
Farm por Katia Barros
A cofundadora da Farm destacou o passado. “Optei por tons vintage para conectar com a história da participação brasileira nos Jogos Olímpicos. O ponto de partida foi o feminino alinhado com o design esportivo e ergonômico”, detalha.
The Paradise por Thomaz Azulay
Thomaz Azulay idealizou uma injeção de tropicalidade. “Fiz questão de juntar exuberância e bom humor, tudo a ver com a gente, para um momento protocolar. Também brinquei com sensualidade, a nossa natureza tem esse atributo. A onça remete a isso e é também marca registrada da The Paradise”, explica.
Santa Resistência por Mônica Sampaio
Já Mônica Sampaio, da Santa Resistência, elegeu a alfaiataria. “Para as mulheres, com blazer acinturado e calça reta. Para os homens, paletó transpassado e calça cargo. Os bordados da bandeira brasileira estariam em ambos”, comenta. Já a brasilidade ficaria bem presente no tecido. “As peças seriam de algodão responsável, do movimento ‘Sou de Algodão’”, conclui.
Dendezeiros
“BRs2 é uma coleção que a gente lançou em novembro de 2023… As ruas, comportamento das pessoas, músicas, sentimentos e tudo que forma o DNA nacional serviu como inspiração! A nossa coleção não é esportiva, é brasileira, com nenhuma conexão com com nenhum evento esportivo, atletas ou times. A gente exalta o Brasil como brasileiro! Confeccionamos tudo em um tempo recorde, mas mostra um pouco de como nossa criatividade, mesmo sendo um ateliê pequeno e uma marca independente funciona.” explicou Hisan Silva sobre lançamento da Dendezeiros.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!