Se alguém te contasse que Salvador tem um Jardim Botânico o que responderia? O fato é que a informação será uma novidade para a maioria dos moradores da capital. Apesar do espaço ter sido criado em 2002, a revitalização, que permitiu a volta do público, aconteceu apenas em 2020. Mas o iBahia vai te contar os detalhes. Bora Ali?
Espaço amplo
Leia também:
Contato com a natureza em mais de 160 mil metros de área preservada de Mata Atlântica. A proposta do Jardim Botânico é ser basicamente um Parque Ecológico com amplo espaço para estudo e pesquisa, mas para além de botânica, o lugar entrega uma área ideal para estreitar laços entre a criançada e o meio ambiente.
Localizado na av. São Rafael, trecho principal do bairro de São Marcos, em Salvador, o ambiente oferece uma vasta estrutura física para a pesquisa das mais de 61 mil espécies vegetais de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.
Ao final dos passeios os visitantes tem direito de levar um pedacinho do Parque Ecológico para casa. Entre as mudas disponíveis estão espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, como o Cajueiro, árvore de Aroeira, Pitanga e Urucum.
Trilhas
O Jardim Botânico é ideal para quem gosta de fazer trilhas e não quer sair de Salvador. Com duas rotas disponíveis, os visitantes contam com apoio de instrutores do parque na hora de percorrer a região. Mas vale lembrar que o acesso só é permitido com uso de vestimenta adequada e calçados ideais.
Se você não é acostumado com trilhas em mata fechada, o parque oferece uma extensão delimitada por guias de concreto que tem como a vista final uma das recompensas.
Jardim Botânico de Salvador
Onde? Av. São Rafael, s/n – São Marcos, Salvador – BA, 41253-245
Quanto? GRATUITO, com estacionamento no local.
Isla Carvalho
Isla Carvalho
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!