No dia 28 de maio é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer. A iguaria tem origem alemã e se tornou conhecida nos Estados Unidos no início do século passado, sendo atualmente um símbolo da gastronomia mundial.
No Brasil, assim como a pizza e o cachorro-quente, o hambúrguer também foi 'abrasileirado', passando por processos de reformulação e adição de elementos da culinária local. Na prática, o prato ganhou uma gama de variações que atendem todos os gostos e públicos.
Leia também:
E pensando em conhecer uma parcela das possíveis versões do hambúrguer. O iBahia visitou três hambúrguerias onde servem opções que representam o 'ser baiano'. No final, tem bônus. E aí, bora alí?
Hambúrguer de Moqueca
A VK Steak & Burguer, localizada no Stiep, é ambientalizada com uma estética Viking e além dos hambúrgueres artesanais, nomeados por Deuses Nórdicos, o local também serve o icônico Hambúrguer de Moqueca! A receita do chefe Marcio Garrido é um dos carros chefes da VK.
Montado com pão, hambúrguer, camarão, pimenta e maionese de dendê, a mistura incomum combina de forma suave o conforto do hambúrguer com o tempero da moqueca baiana.
Em entrevista ao Correio, o chefe afirmou que a receita não passou por testes, seguindo fiel à primeira versão:
“Por incrível que pareça, eu criei esse hambúrguer na cabeça e ele foi direto para a prática. Não teve testes. Resolvemos homenagear a nossa culinária baiana, trazendo harmonização entre os insumos regionais para dentro de uma culinária americana. Mostrar que você pode construir sabores sem ter regras. Com intuito de levar a nossa cozinha para fora do estado ou quem sabe do país”. disse Garrido.
FUNCIONAMENTO:
- Segunda à Quinta: 17h30 às 23h
- Sexta e Sábado: 12h às 23h30
- Domingo: 12h às 23h
Hambúrguer 'Cangaço'
O Varanda Burguer, localizado na Ondina, é o responsável pelo icônico 'Cangaço'. O sanduíche, além do pão e da carne de hambúrguer, contém banana-da-terra frita e a dupla presente em rolês praianos, o queijo coalho com melaço. O toque agridoce agrega originalidade ao prato e foge do costumeiro sertanejo (carne de sertão, queijo e banana-da-terra).
O antigo 'Avarandado', é fruto de um negócio de família e as primeiras opções colocadas cardápio foram homenagens aos locais que receberam o restaurante: o Federado, remetendo ao bairro da Federação; o Católico, por conta da Universidade Católica e o Cangaço, em homenagem à cultura nordestina.
FUNCIONAMENTO:
- Todos os dias: 12h à 00h
Hambúrguer 'Miseravão'
A 'Tá Rebocado!', além de ficar apenas a 500m do Porta da Barra, é completamente adepta aos dialetos do baianês, com pratos artesanais como o Miserê Dog, o hambúrguer Catiguria e o Miseravão.
Os molhos são feitos no próprio restaurante, com destaque para o barbecue. E pra quem quer montar um super combo, o cardápio está recheado de opções de acompanhamentos como batata frita, onion rings e almofadinhas de queijo gouda.
Em breve o restaurante planeja aderir ao rodízio de mini burguers.
FUNCIONAMENTO:
- Todos os dias: 17h à 00h
BÔNUS: Hambúrger da Camom
A Camom Burger foi inaugurada no dia 31 de janeiro. O espaço surgiu com a missão de levar representatividade, sabor e alegria para os consumidores.
O destaque é que cada hambúrguer leva o nome e a história de figuras negras do mundo. Barack Obama, Mano Brown são alguns dos títulos. Confira mais detalhes:
FUNCIONAMENTO:
Terça a domingo das 18h às 23h30
Endereço: Rua Jardim Castro Alves, 170, Brotas.
(71) 98235-0973
Lara Letícia
Lara Letícia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!