As festas de fim de ano estão batendo na porta, e quem se organiza com antecedência tem a chance de ter uma ceia ainda mais completa. Pensando nisso, o iBahia conversou com especialistas para entender melhor como aproveitar um item tradicional nessa época: o vinho. Bora Ali?
Confira as dicas abaixo:
Leia também:
1- Senac
Para começar a nossa jornada pela "bebida dos deuses", fomos a uma unidade do Senac, no Pelourinho, para aprender com o professor Mário Alves como inserir o vinho da melhor forma possível nas comemorações de final de ano.
De acordo com o profissional, há diferenças entre o vinho do Natal e o do Ano Novo, pois as ceias possuem elementos diferentes para a harmonização.
"Para o Natal é interessante que a gente tenha sempre vinho verde, da região de Minho de Portugal para o panetone é interessante um vinho mais adocicado, tá? Talvez um um do Porto. Para o Réveillon hora do tradicional de espumante e para um brinde excelente brinde indico o Terra Nova", disse Mário.
E se você quer aprender ainda mais sobre harmonização, o SENAC oferece curso de estudo dos vinhos para iniciantes.
Serviço:
Senac
End.: Praça José de Alencar, Nº 13/19 - Pelourinho
Contato: (71) 3186-4000
2- Oxe é de Minas e Chico Valley
Quando pensamos em vinho, automaticamente lembramos dos queijos. Por isso, fomos até a Oxe é de Minas, que trabalha com diversos tipos de queijos, e na Chico Valley, que oferece vinhos e espumantes, ambos no Mercado do Rio Vermelho.
De acordo com Emerson [quem é ele?], para aproveitar o queijo do reino, típico das celebrações natalinas, um vinho libanês de Chardonnay e Riesling é uma boa pedida, pois tem uma acidez equilibrada e frutada, adequando-se ao chamado "queijo do natal".
Para Alisson [quem é ele?], é importante que os consumidores prefiram vinhos e bebidas suaves para melhor aproveitamento dos elementos da ceia. "Para a ceia de Natal, prefira um pinot noir que, por sua natureza suave, harmoniza melhor com os elementos das comidas servidas na celebração", afirmou o sommelier.
Serviço:
- Chico ValleyEnd.: Box Chico Valley - 63 - Mercado do Rio Vermelho - Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 - Rio VermelhoContato: (71) 99999-9799
- Oxe é de MinasEnd.: Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 - box 115 A - Rio VermelhoContato: (71) 99310-4553
Casa Dez
Nossa terceira parada foi na Casa Dez, que conta com cinco lojas físicas, além de oferecer os serviços pelo site e por aplicativo.
"A gente pode usar um cabernet sauvignon ou um merlot, posi tem que ser um vinho de médio corpo, porém ele tem que ter maciez, para ser harmônico e não estragar ceia de nata", disse Rosângela.
Serviço:
Casa Dez
End.: R. Flórida, 41 - Graça
Contato: (71) 3617-1100
*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima
Aline Gama
Aline Gama
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!