icone de busca
iBahia Portal de notícias
CARNAVAL

Catadores de materiais recicláveis protestam na Câmara Municipal

Grupo que ser incluído no projeto que viabiliza auxílio financeiro para trabalhadores do setor cultural

foto autor

Redação iBahia

22/02/2022 às 19:56 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Reprodução/ONG CAMA

Catadores de materiais recicláveis de Salvador, autônomos e cooperativos, realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (22), na frente da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda.

O grupo pedia a inclusão da categoria na lista de trabalhadores beneficiados pelo projeto que cria um auxílio financeiro para trabalhadores do setor cultural e de eventos, que sofreram impacto econômico provocado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o g1 Bahia, a mobilização também serviu para chamar atenção de vereadores quanto a situação dos catadores e catadores. Sem carnaval, os profissionais acabam ficando sem renda durante este período.

Segundo a categoria, em anos anteriores os verba nos dias de carnaval chegava a um salário mínimo pela coleta de materiais recicláveis nos seis dias da folia.

Foto: Reprodução/ONG CAMA

O ato foi organizado pelas cooperativas da capital baiana (Cooperguary, Cooperes, Coleta Cidadã, Coocreja, Camapet, Cooperbrava, Caec, Crun, Coopcicla, Cooperbrava, Cooperlix, Canore, Recicoop, Braço Forte e Cooperbariri) integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, Movimento Nacioanal dos Catadores/as de Materiais Recicláveis da Bahia (MNCR-Ba) e do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA).

Ao g1 Bahia, o catador de materiais recicláveis e integrante do CAMA e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, Joilson Santana, explicou que o trabalho feito pelos profissionais promove a distinção adequada dos resíduos sólidos produzidos durante o Carnaval.

"Pelo segundo ano consecutivo não teremos o Carnaval e compreendemos a necessidade disso em função da pandemia. Porém, é necessário que haja disponibilização de auxílio financeiro para todos os catadores/as, profissionais que atuam durante a festa", enfatiza Joilson Santana.

SOS Cultura II

Os trabalhadores do setor cultural e de eventos de Salvador receberão, pelo segundo ano consecutivo, o auxílio SOS Cultura II. O projeto de lei do auxílio (nº 35/2022), enviado no dia 17 de fevereiro, só foi votado na tarde desta terça-feira (22) no plenário da Câmara Municipal de Salvador e aprovado por unanimidade. A votação começou por volta das 15h e aconteceu em regime urgência urgentíssima. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).

Com a decisão, os trabalhadores receberão R$ 2.424,00, em parcela única, como citado anteriormente pelo prefeito Bruno Reis. A previsão, segundo a prefeitura de Salvador, é de que 7,5 mil pessoas recebam os valores.

Leia mais sobre o Carnaval de Salvador no iBahia.com.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval