Fundado em julho de 1979, o Afoxé Filhas de Gandhy comemora 45 anos em 2024 e já está em preparação para comemorar na avenida. O lançamento da campanha de Carnaval aconteceu em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16), no Pelourinho, em Salvador.
Neste ano, o primeiro afoxé formado apenas por mulheres possui como tema "Mulheres de Terreiro detentoras do Sagrado", onde exalta a mulher e a religião.
Leia também:
"Esse ano com o tema a gente tenta resgatar essas mulheres detentoras dos segredos, o segredo está na água, no ar, no fogo, estão nas folhas. Então a gente traz para a avenida esses elementos de uma forma moderna, elas estarão representando essas energias e trazendo de cada terreiro de candomblé uma representante. Essas mulheres são as empoderadas, elas que mantém a cultura viva", explicou Silvana Magda, coordenadora das Filhas de Gandhy.
Durante o evento também foi apresentada a nova fantasia do bloco e seguirá a tradição de levar o azul e branco para os circuitos, além de toda beleza dos turbantes e adereços, elementos específicos da categoria Afoxé, e as alas de baianas.
Com 45 anos de história colorindo a avenida com o tradicional azul e branco, o Afoxé Filhas de Gandhy resiste ao tempo em uma tradição que é passada por gerações, mas carece de cuidado segundo a própria coordenadora.
"O grupo de mulheres sempre foi um grupo muito sofrido porque não existe um olhar delicado, são mulheres de comunidade, são mulheres que há 45 anos resistem", disse.
"Já foram despejadas, voltaram e ainda continuam nessa luta de preservação. Cultura é isso, é a preservação do que nós temos, inovação é maravilhoso, mas não se pode perder a essência e Filhas de Gandhy é essência", completou.
Quem quiser participar e se tornar membro das Filhas de Gandhy pode procurar a sede que fica localizada na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, ou buscar mais informações nas redes sociais.
A presidente do Bloco Afoxé Filhas de Gandhy, Glicéria Vasconcelos, juntamente com a coordenadora do Carnaval 2024 do Afoxé, Silvana Magda, receberam os convidados e foram prestigiadas pelo vice-governador Geraldo Júnior, e os secretários de estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, de Cultura (Secult), Bruno Monteiro, de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, de Promoção da Igualdade Racial (Sepomi), Ângela Guimarães, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) Larissa Gomes Moraes.
Desfile e Esquenta do Afoxé
O Afoxé Filhas de Gandhy vai desfilar no sábado (10), no Circuito Batatinha, Centro Histórico, e no Circuito Dodó, Barra/Ondina, na segunda-feira (12). Além dos dois dias de desfiles, o Afoxé realizará um esquenta Percussivo no dia 10 de fevereiro.
O evento contará com cerca de 50 percussionistas e 50 baianas, partindo da sede do Afoxé na rua Gregório de Matos, seguindo pelo Largo do Pelourinho, subindo para o Terreiro de Jesus, circulando pelo Centro Histórico e concluindo novamente na sede, onde está previsto participação especial de artistas da música baiana.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!