icone de busca
iBahia Portal de notícias
Decisão

Governo da Bahia sanciona lei que proíbe pistolas de água no Carnaval

Armas flagradas serão recolhidas nos portais de acesso dos circuitos do Carnaval e dentro dos espaços da festa

foto autor

Alan Oliveira

29/01/2024 às 19:06 • Atualizada em 29/01/2024 às 19:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foi sancionada pelo Governo da Bahia nesta segunda-feira (29) a lei que proíbe o uso de pistolas de água no Carnaval e em festas populares ocorridas no estado.


				
					Governo da Bahia sanciona lei que proíbe pistolas de água no Carnaval
Governo da Bahia sanciona lei que proíbe pistolas de água no Carnaval. Foto: Fernando Viva/GOVBA

De acordo com o decreto, haverá fiscalização e as armas flagradas com foliões serão recolhidas, seja nos portais de acesso dos circuitos do Carnaval ou dentro dos espaços da festa.

Leia também:

Na cerimônia de assinatura da lei nº 14.584, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que as medidas adotadas são para acabar com esta prática.

"Para além de apreender as pistolas de água, o nosso principal objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e entendimento das pessoas, para que internalizem que essa não é mais uma prática aceitável e liberada”, frisou.

O evento aconteceu no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença também do coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, e de secretários de estado.

A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, ressaltou que a política tem o objetivo de garantir a segurança das mulheres nas festas populares e classificou o dia como histórico.

"Quero agradecer a sensibilidade do governador, da deputada Olívia e de todos os parlamentares, que aprovaram por unanimidade o projeto. A gente acredita na prevenção e na sensibilização das pessoas para acabar com esse tipo de violência machista e misógina dentro do nosso Carnaval, que é uma festa linda e o mundo ama”, disse a secretária.

Palavras endossadas por Geraldo Júnior. “Hoje tivemos a sanção e regulamentação de uma lei tão importante para o nosso estado, que tem o objetivo de preservar a identificação, a resistência, a luta e o empoderamento das mulheres. O respeito pelas mulheres. Estamos junto com toda a sociedade civil nesse processo”.

Ainda segundo o Governo do estado, diálogos também já foram realizados com diretorias de blocos, agremiações e demais organizações vinculadas à folia baiana, para que adotem meios de impedir o uso das pistola, com campanhas educativas e penalidades.

As pistolas recolhidas serão encaminhadas, através da SPM, para cooperativas de reciclagem lideradas por mulheres.

foto autor
AUTOR

Alan Oliveira

AUTOR

Alan Oliveira

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval