O trio Afropunk, que sai no circuito Dodô, Barra-Ondina, no primeiro dia de Carnaval, 8 de fevereiro, ganhou reforços. Psirico será o anfitrião em 2024 e se junta a baiana Larissa Luz, Vandal, Lunna Monty, além dos britânicos do Notting Hill Carnival.
Em 2024, o trio volta a promover encontro entre ícones globais, trazendo para o foco elementos afro-caribenhos do Notting Hill Carnival, que se apresentam pela primeira vez na folia baiana.
Leia também:
Ainda está previsto que mais artistas sejam divulgados e participem do trio especial.
O trio fez a estreia na Avenida em 2020, e atraiu um público de 250 mil pessoas. Em 2024, o desfila marca o início das comemorações pelos 20 anos de existência desde o manifesto que deu origem ao projeto.
Segundo a organização do trio, a escolha dos artistas reflete o compromisso da curadoria do Afropunk em construir experiências que explorem as diversas facetas da produção criativa negra, no Brasil e no mundo, com talentos que já celebraram a potência da diáspora nos palcos do festival.
“Estamos com grande expectativa para este reencontro com os Afropunkers. Além da espera por outro momento como esse desde 2020, iniciamos um novo ano de projetos conectados à Plataforma AFROPUNK, abrindo alas da melhor forma possível: com o Carnaval de Salvador. Veremos nas ruas a exaltação da excelência negra, seguindo o compromisso de realizar encontros afrodiaspóricos únicos”, adianta Ana Amélia Nunes, Sócia e Diretora de Conteúdo da IDW, agência full service do AFROPUNK no país.
Encontro inédito
O desfile do Trio Afropunk no Carnaval de Salvador 2024 também promete ser marcado por um encontro inédito com os elementos afro-caribenhos do Carnaval de Notting Hill, realizado no bairro de Londres, na Inglaterra. A região recebeu um grande número de imigrantes no início do século passado, com destaque para os jamaicanos e outros povos do Caribe, como Trinidad e Tobago, Bahamas e Punta Cana.
A participação do Carnaval de Notting Hill no desfile irá celebrar as afinidades e semelhanças das duas festas, destacando a importância de manifestações afrodiaspóricas. O evento também abrirá caminho para uma série de iniciativas que buscarão promover colaborações culturais e parceria entre instituições e lideranças culturais no Brasil e no Reino Unido.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!