icone de busca
iBahia Portal de notícias
CASA E DECORAÇÃO

Arquiteto ensina como reformar sem gastar tanto

Com relação aos custos da reforma, o arquiteto explica que o valor de execução dependerá diretamente dos serviços desenvolvidos e materiais escolhidos

foto autor

Redação iBahia

17/08/2020 às 21:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 16:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Reformar a casa ou o apartamento pode sair mais em conta do que construir do zero. Mas o arquiteto Márcio Barreto explica que é preciso ficar atento para não ser levado pelas armadilhas de vendedores na hora de escolher os materiais - tanto no quesito estético quanto no valor investido.
Para te ajudar a entender quais são essas armadilhas e como evitá-las, o profissional usa o exemplo da “armadilha do nanoglass”. Apesar de ser considerado a última moda para bancadas, Márcio explica que o acabamento leva clientes a investirem quantias exorbitantes em uma peça.
“A mesma situação é vivenciada quando o morador adquire produtos mais caros nas primeiras compras da reforma e não consegue comprar a iluminação, por exemplo, que ele tanto desejava e que dá o aconchego ideal ao ambiente. Quando a mudança é desenvolvida a partir de um projeto, conseguimos levantar todos os custos através das informações de quantitativo e especificações, dessa forma o cliente já começa a reforma tendo ideia do quanto investirá no seu lar. Acontece que no meio da reforma, ele pode se encantar com um material que descobriu recentemente, e aquilo passa a ser um desejo súbito que ele quer no ambiente dele. Essas situações precisam ser tratadas com muito cuidado”, explica Márcio Barreto.
Foto: divulgação / Márcio Barreto
Com relação aos custos da reforma, o arquiteto explica que o valor de execução dependerá diretamente dos serviços desenvolvidos e materiais escolhidos. A frente da Arquitetura do Barreto, Márcio listou exemplos de reformas utilizando materiais acessíveis para tocar a obra sem gastar tanto e conseguir um bom resultado no final. Confira:
Cozinha
“Invista em uma bancada de granito boa, mas não tão cara e capriche na escolha de um revestimento lindo para o trecho da parede sobre a bancada. Pode investir até em um produto um pouco mais caro na parede, pois só precisará de dois ou três metros no máximo. Observação: as bancadas em granitos mais caras requerem muito cuidado no uso”, afirma.
Banheiro
“Se não tem grana para reformar todo o banheiro, sem problemas, invista em uma das paredes apenas, colocando um revestimento em destaque. Se puder caprichar um pouco mais, faça um nicho embutido na parede com o mesmo material da bancada em granito existente.”
Quarto

“A melhor forma de trazer aconchego para um quarto com uma mudança é utilizar um piso vinílico ou laminado com o acabamento amadeirado. Provavelmente em apenas um turno você terá seu quarto muito diferente!”, conclui.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Casa e Decoração