Quer otimizar as horas extras em casa? Uma opção é fazer pequenas transformações nos cômodos para deixar os ambientes de cara nova. Para te ajudar nisso, o designer de interiores e apresentador Henrique Freneda e as arquitetas Karina Korn e Pati Cillo separaram algumas dicas.
1. Mudança no layout
Muitas vezes, uma simples alteração dos móveis já é capaz de compor novos ares no décor. Na sala de estar, experimente trocar a posição do sofá – contanto que não atrapalhe a visão da TV, por exemplo.
A mesa de centro pode ser reposicionada para uma das laterais do sofá, liberando espaço para acompanhar uma aula de meditação em um canal do YouTube e assumir outras funções, como receber um arranjo de flores ou uma luminária para uma cena mais intimista à noite. “No jantar, avalie a possibilidade de reposicionar a mesa de forma que a circulação não seja interrompida”, destaca Pati Cillo.
2. Aposte em um galery wall para chamar de seu
Que tal criar um gallery wall? A arquiteta Pati Cillo é fã da possibilidade de escolher quadros de diversos tamanhos e estilos para apostar em posicionamentos simétricos e, até mesmo, assimétricos a fim de expressar nos ambientes os gostos pessoais e artísticos dos moradores. “É possível reunir quadros que estavam espalhados pela casa para compor um espaço próprio e com personalidade. A regra principal é ativar a inspiração. Não tem erro”, salienta Pati Cillo.
Para essa montagem, algumas recomendações valiosas:
- Considere instalar o quadro em uma altura de 1,60 m do chão;
- Antes de fixar, a marcação com um lápis é essencial para, depois de colocado, não existir aquela sensação de quadro torto na parede;
- Simule a colocação dos quadros ao colar papéis – que podem ser aqueles que estão guardados em casa – recortados na dimensão exata e colado com fita adesiva nas paredes;
- Se não houve uma furadeira para a fixação da bucha e parafuso ou mesmo se a ideia não for furar com prego, fitas dupla face ou ganchos adesivos são soluções práticas para a questão;
- Apoiar quadros em móveis é tendência e fica perfeito também.
3. Pinceladas de tinta levam alegria para as paredes
Repensar a casa é uma ótima oportunidade para eleger uma parede que receberá novas cores. “Já imaginou sair dos tons mais sóbrios e escolher algo vibrante?”, indaga o designer de interiores Henrique Freneda. Você também pode fazer um mix de cores, produzindo um esquema de ‘meia parede’.
Ao decidir pela parede que será mudada, a dica é investir em latas pequenas, evitando o desperdício, além de fitas e forração para não manchar o piso. Rolo e pincel devem ser limpos corretamente para serem utilizados em uma próxima vez.
4. Papel de parede: mudança rápida e de grande efeito
Um dos recursos mais versáteis são os papéis de parede, que podem ser aplicados com os mais diversos estilos. Para aplicar, tutoriais disponíveis no YouTube demonstram o passo a passo para não errar na tarefa. Para comprar sem sair de casa, muitas lojas online não só vendem os modelos como orientam no cálculo do material.
5. Almofadas, tapetes e porta-retratos têm o poder de renovar o ambiente
Na decoração, alguns elementos são perfeitos para surtir aquele efeito rápido de mudança. “Eu adoro a força que as almofadas evidenciam na decoração”, reflete a arquiteta Karina Korn.
Você pode mudar as 'vestes' das almofadas do sofá ou da cama para cores mais fortes ou sóbrias. “Caso você não tenha capas para trocar, fica fácil e acessível fazer pedidos em lojas online”, ressalta a profissional.
Porta-retratos também são muito bem-vindos. Aproveite para rever os álbuns de fotos reveladas e escolher registros para decorar o rack da sala ou a cômoda do quarto.
6. Invista no verde
Coloque plantas na sua decoração. A Urban Jungle, tendência millenial que resgata a essência da natureza para as moradas, colabora para essa necessidade tão relevante do ser humano pelo natural.
Assim, eleger algumas espécies que já estão em casa é o caminho. “Uma samambaia, por exemplo, merece um ganchinho para pendurar na parede, que ganhará beleza com a folhagem que cai do vaso. É possível também eleger alguns vasinhos para a mesa da sala de jantar, por exemplo”, destaca a arquiteta Pati Cillo.
*Fontes:
Karina Korn, arquiteta do escritório Karina Korn Arquitetura;
Pati Cillo, arquiteta do Pati Cillo Arquitetura;
Henrique Freneda, designer de interiores e apresentador
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!