icone de busca
iBahia Portal de notícias
CASA E DECORAÇÃO

Especialistas ensinam a montar quarto de bebê mais seguro

foto autor

Redação iBahia

21/04/2022 às 1:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: Reprodução / Canva

Com a chegada de um bebê, pais e mães se dedicam a deixar tudo pronto para a hora do nascimento. Além de pensar em roupinhas e fraldas, é preciso se preocupar em montar um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento do novo integrante da família. Colchão, carpete e tinta de parede podem, por exemplo, causar alergias e doenças respiratórias, como alerta o especialista Allan Lopes.

— As autoridades internacionais alertam, já faz algum tempo, sobre o excesso de substâncias nocivas que estão presentes em quartos de bebê. Sem a preocupação de construir um ambiente verdadeiramente saudável, estamos negligenciando os cuidados com a saúde daqueles que mais amamos — explica o fundador e diretor global da Healthy Building Certificate (HBC), que presta consultoria e emite certificados para construções, profissionais e produtos saudáveis.

Leia também:

Alguns componentes tóxicos de obra e acabamento, como cola de papel de parede, podem ficar suspensos no ar por um longo tempo. Para evitar este tipo de problema, Marcos Casado, CEO da HBC no Brasil, orienta que estes produtos sejam evitados no cômodo.

— A estética é importante e está ligada à sensação de bem-estar, mas precisamos pensar em como aliar a beleza e a saúde. Investir em produtos naturais é sempre a melhor alternativa — argumenta.

Na hora de escolher a tinta para pintar o quartinho do bebê, o ideal é optar por aquelas que são livres de elementos tóxicos e à base de água. Para os móveis e colchões, que também podem ser vilões, a dica é investir em peças de madeira certificada e colchões com fibras naturais. Também é fundamental deixar o quarto sempre bem arejado para evitar o acúmulo de fungos e bactérias.

De acordo com estudos divulgados pela Academia Americana de Pediatria, o excesso de barulhos no ambiente pode ocasionar diversas complicações clínicas para recém-nascidos. Para evitar que isso aconteça, Allan Lopes aconselha montar um quarto livre dos barulhos externos. Se possível, no cômodo que fica mais longe da rua.

— Por se tratar de uma fase de desenvolvimento, os malefícios podem ser vistos e sentidos muito mais rápido do que em adultos, por exemplo. Perdas auditivas, problemas de sono e restrição de crescimento podem ser apenas alguns dos transtornos a que os bebês estão expostos ao conviver diariamente com ruídos — reforça.

Saiba como escolher a cadeira de escritório pela densidade da espuma

Também é importante se atentar à limpeza do quarto e não usar produtos com fragrâncias, que são propensos a causar alergia nos pequenos. Outros itens que devem ser vetados são carpetes, tapetes mais felpudos e ursos de pelúcia, por acumularem poeira.

— Costumamos brincar que não há nada que vinagre, água e álcool não dê conta. Evite entulhar muitos objetos no quarto só pensando na estética, sem considerar a manutenção diária do cômodo. A vida com um bebê precisa ser descomplicada e saudável — aconselha Allan.

Leia mais sobre Casa e Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Casa e Decoração