Determinados projetos do arquiteto Joaquim Meyer têm a estante da casa como a solução mais adequada para acomodar objetos e utilitários. Além de cumprirem essa função, ganham também protagonismo na decoração. Expert no assunto, Meyer deu algumas dicas para quem quer fazer uma estante em casa; confira:
1. Sinta-se em casa
Para dar um clima mais aconchegante, a madeira é uma boa escolha no quesito material. Existem vários tipos no mercado, mas uma boa opção de custo-benefício é o freijó.
2. É laca
Para deixar a estante com um aspecto mais moderno, clean e prática de limpar, a laca é uma boa escolha. Existem várias cores, no entanto a mais usada é a branca. As foscas e sem brilho são as mais elegantes.
3. Atenção às formas
Quando a estante está encostada em uma parede, e na parede perpendicular existe uma janela, o arquiteto sugere sair um pouco das formas convencionais de modo a não obstrui-la. Por exemplo, a estante pode começar por baixo da janela e ir subindo em níveis.
4. Tipo de decoração
Pense nos objetos que a estante irá receber. Há coisas que queremos mostrar, e outras que queremos esconder. Se a estante for ter essa dupla função, nichos, prateleiras e portas são bem-vindos.
5. Bom para os pequenos
Para ganhar espaço em apartamentos menores, geralmente é bom encostar a estante na parede. Outra forma é usá-la para dividir ambientes, retirando a parede.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!