Quer um 'plus' na decoração? Os espelhos são grandes aliados. Eles são itens versáteis que, além da funcionalidade original, também complementam a decoração e garantem amplitude visual aos espaços. O arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura, traz dicas para ajudar a compor ambientes utilizando o item que nunca sai da moda. Confira:
“O espelho é uma peça muito utilizada e presente no dia a dia das pessoas. Todos gostamos de verificar nossa imagem diante dele, mas nos projetos também sua importância na questão estética, como na funcionalidade na decoração”, afirma. Entre outros fins, a peça pode ser estrategicamente usada para disfarçar alguns elementos de obra inevitáveis, como colunas posicionadas em locais que atrapalham a visibilidade de um ambiente.
Espelhos e seus formatos
Tradicional espelho liso; espelho bisotado – com acabamento das bordas cortadas em ângulo –; moldura slim; redondos; quadrados; com iluminação frontal estilo camarim; formas orgânicas; natural; prata e fumê, entre outros modelos. “Gosto muito das peças com assinatura de design, como o Adnet. Sobretudo, os espelhos sem forma definida, com angulações não tradicionais têm ganhado protagonismo nos projetos de interiores”, detalha o arquiteto.
- Sala de jantar: ideal para quem quer ampliar o ambiente ou integrar com outros espaços. O arquiteto orienta que é preciso escolher um modelo que 'converse' com o estilo decorativo e ter cuidado com as dimensões escolhidas.
- Dormitório: amplia o cômodo e ainda ajuda na rotina do morador, é recomendado a especificação de um espelho alto, que permita a visualização da cabeça aos pés.
Caso o projeto não ofereça uma parede para sua instalação, é possível considerar um espaço na marcenaria, como sua colocação em armários, desde que sejam empregadas ferragens reforçadas.
- Cozinha: é possível apostar em portas espelhadas em marcenaria, ou algum acabamento espelhado como vidro reflecta. “Mesmo não tão comum, ele pode ser favorável acima da bancada da pia, entre o frontão e o armário superior, e auxiliar em cozinhas que compõem ambiente integrados. Assim, quem está preparando receitas pode interagir com os convidados na sala de estar, por exemplo”, detalha Renan.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!