Quem já assistiu ou leu "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro episódio da saga do bruxinho, sabe que a varinha escolhe o bruxo. Podemos dizer então que a escolha do piso para cada ambiente da sua casa vai seguir a mesma lógica. Cada cômodo pede um estilo diferente, para suprir a necessidade que aquele local pede.
“Cada ambiente tem uma necessidade diferente. Áreas molhadas precisam de pisos com maior coeficiente de atrito, por exemplo, que não escorreguem e que atendam as normas de desempenho”, aponta Christie Schulka, marketing manager da Incepa, empresa de porcelanatos e revestimentos cerâmicos.
Christie preparou um guia para ajudar você a escolher o piso ideal para cada ambiente de sua casa. Confira:
Sala de estar
Um dos ambientes com mais circulação da casa, a sala de estar pede por um revestimento de fácil manutenção e limpeza, como o porcelanato. Extremamente versátil, ele ainda pode acompanhar o estilo que mais agrada ao morador. “Atualmente, contamos com tecnologias que permitem recriar fielmente, no porcelanato, a estética de diversos materiais naturais – como mármores, concreto e madeiras”, aponta Christie.
Assim, para aqueles que desejam um estar mais aconchegante, os porcelanatos que se assemelham à madeira são a escolha perfeita. Ambientes mais elegantes e clássicos podem receber linhas que recriam o mármore bruto, e projetos com estética industrial podem optar pelo cimentício.
Cozinha
Cozinhas pedem por pisos resistentes, fáceis de limpar e que não acumulem gordura. “Na hora de escolher o porcelanato, opte por aqueles com menos textura, que não sejam rugosos”, aconselha Christie.
As linhas retificadas também são mais indicadas, pois possuem juntas menores – de apenas 1 mm. “Os formatos mais amplos e juntas menores garantem um visual único e facilitam a limpeza”, explica Christie.
Banheiros e lavabos
Assim como a cozinha, o banheiro necessita de cuidados especiais para que se garanta segurança – especialmente na área do box. Por ser um ambiente úmido, o ideal é especificar um piso antiderrapante, para evitar acidentes. “A estética varia de acordo com o estilo do projeto”, expressa Christie.
Agora, quando se pensa em lavabo, a preocupação com o escorregamento e coeficiente de atrito é menor, já que o ambiente não possui áreas molhadas. Ali, vale deixar a imaginação livre. É possível optar por porcelanatos que vão do piso a parede, por exemplo, fazendo uma composição única e marcante.
Quartos
Aqui, o bem-estar é palavra-chave! Refúgio particular, os quartos devem receber pisos que garantam conforto, como os porcelanatos que evocam a madeira. “Engana-se quem pensa, hoje, que o porcelanato é um piso de toque frio. Nossa tecnologia consegue levar a ele todo o aconchego necessário, aproximando-o do material natural”, aponta Christie. Além de todo o calor que a madeira traz, eles são fáceis de limpar – necessitam apenas de um pano úmido com água e detergente neutro - e extremamente resistentes.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!