A limpeza do lar tornou-se ainda mais importante para garantir que a casa não contribua para problemas de saúde. E durante a pandemia do novo coronavírus, esse espaço merece um cuidado redobrado, garantindo que as impurezas que trazemos da rua sejam eliminadas.
Um dos itens que podem ajudar nessa tarefa é o porcelanato. Além de garantir que fungos e bactérias não se instalem em suas peças, a impermeabilidade dele permite uma limpeza simples, com o uso de água em abundância – o que em outros materiais seria danoso, podendo causar manchas
Segundo Fernando Gabardo, Coordenador de Assistência Técnica da empresa, o porcelanato é um dos revestimentos mais higiênicos do mercado. "Por ter superfície impermeável, que não permite a instalação de fungos e bactérias em sua constituição, ele é mais higiênico do que pisos de madeira, laminados, vinílicos", diz.
Dicas de limpeza
Gabardo explica também que não é preciso de muito recursos para a limpeza diária do porcelanato - detergente neutro, água, balde e pano úmido (para acabamento polido) ou vassoura de cerdas macias (para acabamento acetinado e natural) já bastam.
"No mercado, existem diversos produtos que prometem limpeza instantânea para porcelanatos. Devemos evitá-los a qualquer custo, pois são altamente agressivos e podem causar danos irreversíveis à superfície dos porcelanatos, deixando-os vulneráveis e mais suscetíveis a impregnação de sujidades e manchas", comenta Gabardo. Por isso, a recomendação é de usar apenas o detergente, que possui um pH neutro.
Em uma primeira etapa, ele recomenda usar uma vassoura de cerdas macias para remover poeiras. Depois, em um balde, dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro para cinco litros de água, mergulhe um pano limpo na solução e, se necessário, utilize um rodo como auxílio para limpar toda a área desejada.
"É importante sempre enxaguar o pano em um balde com água limpa antes de voltar à esfregação do porcelanato, garantindo que ele esteja sempre limpo, evitando o acumulo de sujidades na solução e transferência delas ao repetir o processo de esfregação com o pano em toda a área que se deseja limpar", aponta Gabardo. Para finalizar, seque com um pano seco.
Ele ainda faz uma alerta: "Lembre-se de nunca utilizar palha de aço na hora de limpar, pois elas podem riscar e comprometer o brilho da peça".
Além disso, em acabamentos acetinados e naturais em situações esporádicas de impregnação de sujidades ou manchas específicas – como marcas de pneu, riscos metálicos, ferrugem, etc. - é permitido o uso de saponáceos cremosos. Mas cuidado: para superfícies polidas esse uso não é recomendado, pois pode danificar a impermeabilização e brilho da peça.
Para uma desinfecção mais intensa neste momento de pandemia, Gabardo recomenda a diluição de vinagre em água para potencializar a higienização. E também, na hora da secagem, é possível adicionar ao pano uma pequena quantidade de álcool 70%, garantindo uma assepsia eficiente e prática.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!