Que tal trazer uma proposta diferente para decoração da sua casa? A arquitetura ecológica, que integra arquitetura ao meio ambiente, pode ser uma opção e acredite não precisa de grandes obras para deixar a casa sustentável. Existem soluções simples que podem ser feitas gastando pouco e em qualquer apartamento.
A arquitetura ecológica pode ser pensada desde a escolha do terreno da casa ou da aquisição dos moveis do apartamento. Ela propõe a ocupação do espaço de forma inteligente, harmonizando o ambiente aos aspectos naturais existentes.
“Existem muitas soluções simples que podem ser feitas por conta própria e outras que exigirão reformas, como a relocação de alguma porta ou janela. O importante é que podemos ser ecológicos em qualquer lugar, seja casa, apartamento ou ambiente empresarial!”, explica Márcio Barreto, arquiteto e à frente do escritório Arquitetura do Barreto.
Em tempos de pandemia, a harmonização do ambiente com a natureza se torna ainda mais importante. “Uma arquitetura bem-feita e executada, diminuirá a necessidade de manutenção, terá um ciclo de vida maior e consequentemente necessitará de menos recurso para o seu uso”, explica o arquiteto.
Para te ajudar a implementar essas mudanças, Márcio propõe adaptações ecológicas que podem ser feitas em casas e apartamentos:
- Cortinas
Optar por cortinas de tecido gaze sem blecaute no cômodo da sala, pois essa escolha traz a privacidade necessária e permite a entrada de luz solar.
Desta forma, as luzes só serão ligadas à noite ou em alguma atividade específica. Uma excelente solução ecológica!
- Lâmpadas
O uso de lâmpadas LED também impactará bastante na diminuição do consumo de energia elétrica das residências. Essa mudança pode ser feita de forma muito simples: basta substituir as lâmpadas existentes, não sendo necessário trocar a luminária.
Atualmente já existem lâmpadas LED em variadas temperaturas de cor, indicadas para vários usos e ambientes diferentes. Escolha o que mais se adequa às suas necessidades.
- Plantinhas
Usar plantas na decoração ajuda a criar um microclima bem confortável para o ambiente.
Cultivar plantas na varanda ajudará a filtrar parte do calor que entraria para a sala, tornando o espaço mais confortável e exigindo menos uso dos aparelhos de ar-condicionado.
Você pode colocá-las na parede, em vasos e prateleiras.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!