Há um ano, vivemos a realidade do isolamento social. Passamos a sair menos, e o trabalho, festas e eventos acontecem de forma online, no quarto ou na sala. Segundo as autoridades de saúde, essa reclusão pode gerar medo, ansiedade e insônia.
Porém, algumas mudanças simples em casa podem nos ajudar a passar por este momento difícil com mais conforto e bem-estar. As arquitetas Clara e Samara Carvalho, sócias do escritório Casa Carvalho, explicam o que pode ser feito.
Leia também:
“Quando a pessoa coloca a casa em ordem, de alguma forma ela também coloca a vida no eixo. Entendemos que uma boa organização em casa engloba diversos tipos de conforto, do visual ao mental. Logo, evidenciar elementos que proporcionem essas sensações é uma via certeira para a obtenção de mais qualidade de vida”, destaca Samara Carvalho.
Plantas, incensos e fotos de momentos especiais tornam o ambiente mais aconchegante. Além disso, acumulamos muitas coisas desnecessárias, então aproveite para separar itens para doação e descarte. Renovar é a palavra!
Segundo as arquitetas da Casa Carvalho, a quarentena tem gerado quadros de inquietação e tristeza, principalmente em crianças e idosos. Algumas escolhas de arquitetura podem ser feitas para melhorar o bem-estar desses dois grupos.
- Em casas com idosos:
- Aplique fitas antiderrapantes nas escadas e pisos polidos;
- Utilize sinalização nas portas de vidro;
- Atente-se para a regulação na altura de armários e prateleiras;
- Instale barras de apoio portáteis para banheiro, quarto e locais de circulação.
- Em casas com crianças:
- Use bancos e escadinhas para que a criançada te auxilie na cozinha e nas tarefas fáceis! Elas gostam de participar e este é um bom momento para serem envolvidas nas tarefas domésticas;
- Use puffs para deixar as crianças mais relaxadas nas atividades de leitura, na hora de assistir TV ou para contar histórias. Eles podem ser temáticos, coloridos e de formatos variados;
- Aposte nos tapetes com desenhos ou com jogos como amarelinha. O tapete é um item decorativo, mas pode servir para brincadeiras também;
- Ofereça elementos que soltem a imaginação da criança. As cabanas infantis têm ganhado um espaço na decoração de interiores e elas adoram;
- Faça um varal com os desenhos e pinturas delas e deixe-as expostas no quarto. Além de ser um item decorativo, criará um estímulo criativo na criança.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!