Renascimento, renovação, união pelo amor. Todos esses são o significado da festa católica mais importante depois do Natal. Celebrar a ressurreição de Cristo, reunir famílias em torno da mesa no mundo inteiro. Ali, o alimento ganha uma dimensão afetiva inigualável, forma aquelas memórias que vão nos acompanhar pela vida toda.
E não importa se você está longe da sua família, só com os amigos, ou acompanhado apenas de sua parceira ou parceiro. O que dá o verdadeiro sentido a qualquer comemoração é o carinho de ter ao lado pessoas que lhe fazem bem e com quem se quer estar. Nós, do caderno Bazar, te provocamos a não deixar essa tradição passar em branco. Três chefs convidados prepararam receitas práticas de fazer, que podem ser executadas agora mesmo, em cima da hora, sem exigir muita prática ou ingredientes difíceis de encontrar. O importante é aproveitar o momento e brindar a vida que se renova a cada momento, a cada feliz encontro.
Mares latinos Metade espanhol, metade baiano, o chef Gabriel Lobo, 27 anos, fala da gastronomia como se falasse de um amor. Seu trabalho se particulariza pelo diálogo contemporâneo que cria entre Bahia e Espanha. Seu modo de cozinhar é prático, rápido e muito ligado a preservação do sabor autêntico dos alimentos. Formado em Gastronomia, morou na Espanha, onde se especializou em charcutaria (produtos derivados da carne de porco) e açougue, trabalhando com grandes grupos de embutidos, no Sul, Catalunha e Norte espanhóis. Explorou bem a diversidade do país que hoje é uma referência na culinária contemporânea. Aqui, esteve com chef Edinho Engel, no restaurante Amado, e atualmente se dedica ao curso Cozinha de Guerrilha, onde ensina técnicas para os apaixonados pela boa mesa.
Churrasco santo Receita (4 pessoas), pelo Chef Gabriel Lobo Para o domingo de Páscoa, propõe um churrasco, mas sem carne, “santo” como ele diz, só com peixes e camarões grelhados na brasa. Para garantir o tom de festividade, um bom espumante brut geladíssimo ou um vinho rosé.
Ingredientes dos grelhados 3 peixes vermelhos pequenos (1,3kg) 12 camarões rosa 2 pimentões vermelhos 2 pimentões amarelos 2 cebolas grandes 3 tomates rasteiros
Salada 1 alface americana 1 alface roxa 4 pimentões assados sem pele e sem semente 2 cebolas assadas 3 tomates assados sem pele e sem semente 100g castanha de caju tostada Salsinha 5 colheres de sopa de azeite extravirgem 3 colheres de sopa de suco de limão Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Batatas dorê 500g minibatatas 2 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de alecrim picado 2 colheres de sopa de tomilho picado Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Preparo do churrascoEm uma churrasqueira, faça uma boa quantidade de brasa antes de colocar qualquer ingrediente. Os peixes devem estar limpos, sem as vísceras, escamas e barbatanas. Faça pequenos corte neles para facilitar o cozimento e absorção do tempero. Os camarões também precisam ser limpos, ficando sem casca e cabeça, apenas com o rabo para apresentação. Tempere na hora do preparo com azeite, limão, sal e pimenta-do-reino branca. Se for utilizar uma grelha, cuidado com a pele do peixe, espere dourar para virar. Caso prefira o espeto, fique atento pois o tempo de cozimento não é como da carne vermelha. O peixe leva, em média, de 20 a 25 minutos. Os camarões ficam prontos de 7 a 12 minutos.
Salada Aproveitando a churrasqueira aquecida, coloque em uma grelha ou espeto separadamente os tomates, as cebolas e os pimentões. Cada um terá um tempo diferente de cozimento, não deixe por muito tempo pois são ingredientes sensíveis ao calor. Os tomates serão os primeiros a ficar assados e, logo em seguida, os pimentões. Ainda quente, coloque dentro de um saco plástico e, cinco minutos depois, abra e retire a pele e as sementes dos tomates e pimentões. Reserve. Lave e seque as folhas de alface. Reserve. Corte os pimentões e os tomates em tiras não muito largas e pique a castanha de caju. Corte as cebolas em quatro. Em uma vasilha, distribua o alface, os tomates e os legumes assados. Adicione as castanhas picadas e tempere com o azeite, limão e o sal com pimenta. Finalize com salsinha picada.
Batatas Limpe bem as batatas e cozinhe-as inteiras, com casca e tudo, em água fervente com um pouco de sal. Não deixe ficar muito cozida. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e coloque as batatas para dourar. Antes de finalizar, incorpore as ervas frescas picadas, sal e pimenta moída. Sirva quente e crocante.
Famílias reaisQuando decidiu ir para fora do Brasil, a chef paulista Alessandra Hattori, 39 anos, encontrou sua verdadeira vocação. Formada em Administração e trabalhando com comércio exterior, resolveu desbravar Londres. Trabalhando como garçonete, foi convidada pelo chef do restaurante a experimentar o serviço na cozinha. Pegou gosto e começou a carreira por lá. Durante a temporada londrina, de 2002 a 2008, trabalhou para uma empresa importadora de vinhos. Lá, alcançou o cargo de head chef. Além dessa função, nos finais de semana, cozinhava para um bufê, o único credenciado para servir a família real inglesa. Participou de jantares onde a realeza estava presente e fez eventos para celebridades como o ator Tom Cruise, o jogador de futebol David Beckham e a cantora Cher. Ainda em Londres, estudou Gastronomia na mesma escola de Jamie Oliver, tendo como professor o chef também da família real, que era especializado em caça. Após sair da Inglaterra, foi para a Tailândia fazer cursos gastronômicos, passou pelo Japão e, por fim, abriu um restaurante no Guarujá, no litoral paulista. Atualmente, cozinha apenas para os amigos. Para a Páscoa, Alessandra sugere um bacalhau bem fácil para agradar toda a família e que harmoniza bem com um bom chardonnay.
|
---|
|
Bacalhau A Brás com salada de tomates e pimentões assados Receita para 4 a 6 pessoas, pela Chef Alessandra Hattori Ingredientes 1,8 kg de bacalhau salgado inteiro (ou 1 kg bacalhau em lascas salgado) 3 cebolas médias cortadas em formato de meia-lua 1 pacote de batata palha 4 ovos inteiros (misturar clara e gema) 1 pote de azeitonas verdes sem caroço Salsinha picada a gosto Azeite 400ml leite integral
Salada 4 a 6 tomates inteiros, maduros, mais firmes 2 pimentões amarelos Salsinha a gosto
Preparo do bacalhau Coloque o bacalhau para dessalgar por, pelo menos, 12 horas. A dica é trocar a água pelo menos seis vezes e, ao escorrer, retirar todo o sal decantado no fundo da vasilha. Se for em lascas, pode ficar apenas seis horas apenas, mas também trocando a água por pelo menos umas quatro vezes. Em uma panela, acrescente o bacalhau, cobrindo de água até a metade. Na outra metade coloque o leite integral. Leve ao fogo médio por aproximadamente 20 minutos. Escorra a água do bacalhau, verifique se não ficou nenhuma espinha e retire por completo a pele. Em uma frigideira grande (antiaderente se possível), doure a cebola no azeite, acrescente o bacalhau pré-cozido, mais um pouco de azeite, e deixe fritar por cinco a seis minutos. Incorpore as azeitonas e, aos poucos, os ovos mexidos. Cuidado ao mexer tudo para não desfazer as lascas. A dica é mexer com espátula no sentido de baixo para cima. Quando ovo atingir o ponto de cozimento, desligue o fogo e salpique por cima batata palha e salsinha a gosto.
Salada Corte os pimentões ao meio, retirando as sementes. Em uma assadeira, coloque os tomates inteiros e os pimentões cortados. Por cima deles, despeje um pouco de azeite. Leve ao forno médio (180 graus), por aproximadamente 20 minutos. Antes de retirar, verificar se estão assados. Deixe os tomates esfriando e os pimentões. Coloque dentro de um saquinho plástico fechado, assim a pele sai mais facilmente.Quando esfriar, tire a pele do tomate com a mão mesmo, e vá “descascando” em gomos dentro de um vasilhame (tipo saladeira), deixando escorrer o caldo. Tire a pele do pimentão com a mão e vá desfiando em pedaços, dentro do vasilhame. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, acrescentando um pouco de vinagre balsâmico, salsinha a gosto e azeite. Sirva o bacalhau ao lado da salada.
Charme discreto Nos anos 90, seu rosto de bom moço, olhos verdes e timidez conquistaram muitos fãs da apresentadora Xuxa. Marcelo Faustini, 42 anos, fez parte da turma dos Paquitos da eterna rainha dos baixinhos. Dançava e cantava todos os dias na telinha da TV. Hoje ele concilia a carreira de cantor e ator com sua paixão pela cozinha e a sedução agora se dá pelos pratos deliciosos que cria. Mineiro de Belo Horizonte, mas criado no Rio de Janeiro, desde pequeno se lembra das comidas fartas das reuniões em família. Fez cursos de Gastronomia no Senac Rio para aprimorar a técnica. Seus planos para o futuro são, justamente, focar nesse ramo. Para nossa reportagem, fez um dos seus pratos favoritos, garantia de sucesso e ideal para um jovem casal que quer comer bem sem ter muito trabalho. Na hora da harmonização do prato, Marcelo recomenda um bom vinho branco, refrescante, combinando com nosso clima quente. Invista num sauvignon blanc ou chardonnay.
Risoto de limão siciliano com camarões flambados Receita para 2 pessoas, pelo Chef Marcelo Faustini Ingredientes300 g de arroz arbóreo 1,5 l de caldo de legumes 100 ml de vinho branco Suco de meio limão siciliano Meia cebola picada Raspa da casca de um limão 4 camarões grandes 200 g de queijo grana padano ralado 1 dose de conhaque 50 g de manteiga gelada picada em cubos Salsa picada Azeite Sal a gosto Caldo de legumes 4 litros de água 1 cenoura 1 maço de salsão 2 cebolas
PreparoNuma frigideira grande de fundo grosso, esquente o azeite e coloque a cebola para refogar. Em seguida, acrescente o arroz arbóreo, sem parar de mexer, e regue com o vinho. Espere o líquido evaporar um pouco e, com a ajuda de uma concha, vá despejando o caldo de legumes para ir cozinhando o arroz. Lembre-se de deixar a panela com o caldo fervendo ao lado para facilitar o trabalho. O ponto de cozimento é o al dente e leva, aproximadamente, 20 minutos. Nesse momento, coloque o queijo grana padano, misturando bastante, com o fogo ainda ligado. Desligue a chama do fogão, incorpore a manteiga e o suco do limão. Tampe e deixe descansar por alguns minutos. Nesse tempo, você prepara os camarões, que devem estar limpos, com a casca da calda preservada e temperado com sal e pimenta-do-reino. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e aqueça os camarões rapidamente, até ficarem dourados. Jogue o conhaque e incline com cuidado a frigideira para próximo da chama do fogão para que a bebida flambe.
|
---|
|
Torta de maracujá Receita para 4 pessoas, pelo chef Mateus Carvalho Ingredientes Base 150g de farinha de trigo 150g de farinha de castanha de caju 150g de açúcar mascavo 150g de manteiga sem sal gelada
Recheio Sumo de maracujá (5 a 7 maracujás peneirados levemente batido no liquidificador) 1 lata de leite condensado A mesma medida da lata de leite condensado de creme de leite fresco 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Calda ½ xícara de chá, aproximadamente, de sumo de maracujá 1/3 de açúcar da quantidade total de sumo ½ envelope de gelatina em pó sem sabor
PreparoBase Peneire a farinha de trigo com açúcar mascavo, depois misture a farinha de castanha e a manteiga gelada. Disponha numa assadeira e asse em forno médio (160°C) por 15 a 18 minutos. Deixe esfriar, processe para virar uma farinha e reserve. Numa assadeira de fundo removível, faça uma camada de farofa com a farinha de biscoito misturada com uma colher de sopa de manteiga. Leve ao forno por mais cinco minutos. Reserve e deixe esfriar.
Recheio Numa vasilha, misture os ingredientes com ajuda de um fouet (batedor de claras), menos a gelatina. Depois de todos bem misturados, incorpore a gelatina sem sabor hidratada conforme as instruções da embalagem.
Calda Leve todos os ingredientes ao forno numa frigideira até ponto de fio.
Montagem Despeje o creme de maracujá sobre a base de biscoito já frio e, em seguida, a calda. Leve à geladeira por, no mínimo, duas horas antes de servir. Desenforme e bom apetite. Dica: se preferir, salpique um pouco da farofa de biscoito sobre a torta para aumentar o efeito crocante. Matéria original: Correio 24h
Chefs criam receitas práticas para te ajudar a inovar no almoço de Páscoa