Pensando no que preparar para o almoço da Semana Santa? Você pode aprender a fazer medalhão de bacalhau em casa. A receita da apresentadora Ana Maria Braga possui poucos ingredientes e rende até quatro porções. Aprenda o passo a passo completo:
Ingredientes
1 kg de bacalhau salgado (tipo Zarbo)
200 g de batata cozida ralada
1 ovo batido
¼ xícara (chá) de azeite (50 ml)
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar
¼ xícara (chá) de azeite (50 ml)
Modo de Preparo - Pele do bacalhau
Retire a pele de 1kg de bacalhau salgado e coloque em uma tigela com água gelada para dessalgar por 2h.
Depois deste tempo escorra a pele do bacalhau, seque-a com papel absorvente, tempere com sal e frite em óleo não muito quente (160ºC) até ficar crocante (+/- 5 minutos). Reserve.
Modo de Preparo - Medalhão de bacalhau
Lave o bacalhau e coloque-o em outra tigela com água gelada. Leve para a geladeira e troque a água de 4 em 4 horas, durante 24 horas. OBS: A água para dessalgar o bacalhau deve estar sempre gelada, mantenha-a na geladeira.
Depois de dessalgar o bacalhau por 24 horas coloque-o em uma panela com água até cobrí-lo e cozinhe por +/- 10 minutos. OBS: tome cuidado para não cozinhar demais. Escorra o bacalhau, retire as espinhas e deixe-o em lascas.
Numa tigela misture o bacalhau cozido com 200 g de batata cozida ralada, 1 ovo batido, ¼ xícara (chá) de azeite e pimenta do reino a gosto. Acerte o sal se necessário. Com as mãos pegue uma porção desta massa (com +/- 150 g) e modele no formato de medalhão e reserve. Faça isso com o restante da massa.
Leve ao fogo alto uma frigideira com ¼ xícara (chá) de azeite e grelhe os medalhões, dourando bem dos dois lados (+/- 3 minutos cada lado). Sirva em seguida, acompanhado de brócolis ao alho e óleo, pétalas de cebola ao azeite e a pele do bacalhau frita.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!