icone de busca
iBahia Portal de notícias
GASTRONOMIA

Faça um molho de tomate perfeito

Os ingredientes da receita perfeita devem ser sempre de boa qualidade e bem escolhidos

foto autor

23/10/2013 às 16:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O molho de tomate está sempre presente em cardápios de restaurantes e receitas caseiras. Quando bem feito, ele pode transformar qualquer massa em um prato saboroso, mesmo que simples. Para preparar um molho de tomate memorável é preciso seguir os passos com cuidado.
De início, é preciso saber que cada massa tem um molho de tomate ideal. Os mais apurados e homogêneos vão bem com a massa seca, enquanto os que são feitos com tomate quase fresco combinam melhor com massas recheadas. Escolher o tomate certo também ajuda. A melhor opção é o tipo italiano, que tem pouca pele e semente. No Brasil há também o tomate holandês, que, apesar de ser mais caro por causa da baixa acidez, é uma ótima opção para um molho rápido. Independente do tipo escolhido, é importante que o tomate esteja bem maduro, macio e uniforme (sem manchas ou partes moles). Os tomates que não servem para fazer molho são os verdes os tipo Carmem, próprios para saladas.
Antes de começar a preparar o molho, deve-se tirar a pele e as sementes para retirar a acidez, que pode prejudicar estômagos e paladares sensíveis. Para que a pele e as sementes saiam com mais facilidade, os tomates devem ser colocados em uma panela com água fervente e depois em contato com água fria e gelo. Depois da retirada, basta picá-los e reservar.
Dicas para fazer um molho mais apurado
Selecione cinco dentes de alho e esmague-os com uma faca depois de retirar a casca. Em uma panela com azeite de boa qualidade, doure os dentes inteiros em fogo baixo e coloque um ramo de manjericão para aromatizar.Em seguida retire os temperos, adicione os tomates, sal e pimenta do reino. O molho homgêneo pode ser batido no liquidificador para ficar mais encorpado.
Dicas para fazer um molho com resultado fresco
Para conseguir um molho mais fresco, ele deve ficar menos tempo no fogo. A quantidade de alho deve ser reduzida e os dentes devem ser picados. O manjericão só entra na etapa final, quando os tomates já estão refogados. Nesse caso, não é preciso retirar as folhas nem os pedacinhos de alho na hora de servir. Aqui os tomates não precisam ser amassados ou triturados. A ideia pe colocar o molho sobre a massa com alguns pedaços do ingrediente à vista e deixar que partes mais consistentes e mais líquidas se misturem.
Veja também: Bolo de macarrão pode ser feito com sobras da massa Dicas para cozinhar macarrão e acertar no ponto da massa Os molhos ficam prontos em aproximadamente dez minutos, mas tudo depende dos tomates, já que os mais doces não precisam de muito cozimento. Quem quiser diminuir a acidez pode adicionar um pouco de açúcar na panela durante o preparo e misturar até que ele seja incorporado. A proporção ideal é de duas colheres de chá de açúcar para um quilo de tomate.
O molho de tomate básico também pode ganhar um sabor especial com alguns ingredientes exttras. Boas opções são cebola, azeitonas, bacon, atum, alcaparras e crustáceos. Basta deixar a criatividade decidir.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia