icone de busca
iBahia Portal de notícias
GASTRONOMIA

Manter uma dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde

A falta do nutriente na alimentação diária pode causar cansaço, fraqueza e tontura

foto autor

23/01/2014 às 14:34 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Grande parte das dietas de emagrecimento condena o consumo de carboidratos. No entanto, essa atitude pode ser prejudicial à saúde. Segundo a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da marca Pelaggio, cortar um tipo de alimento do cardápio pode trazer sérios riscos. "Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em nos fornecer nutrientes energéticos e são eles que ministram a maior parte da energia necessária para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica.
A restrição ao consumo de carboidratos causa efeitos como cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios. Além disso, a especialista explica que com um corte total de carboidratos da alimentação diária o organismo passa a usar a proteína como fonte de energia, o que provoca a perda de massa magra. “Quem corta totalmente os carboidratos pode até registrar uma perda de peso, como defendido pelas dietas da moda”, conta Fabiana. Mas a profissional destaca que essa redução não acontece de forma saudável e dificilmente consegue ser mantida depois. “Além de ficar indisposta, as chances da recuperação do peso perdido após esse período é grande, pois a pessoa volta a consumir o que era de costume”.
Ao contrário do que muitas dietas defendem, consumir carboidratos na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados pode contribuir com a redução de peso. O macarrão, por exemplo, possui um baixo índice glicêmico e diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, proporcionando saciedade mais prolongada. Segundo Fabiana, a quantidade recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína e legumes variados.
Confira uma receita que pode ser incluída no plano alimentar de qualquer pessoa e não pesa na balança:
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de margarina light
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 xícaras (chá) de leite desnatado
sal e noz moscada ralada a gosto
1 embalagem de cream cheese light (150g)
1 xícara (chá) de ricota ralada
1 cenoura (média) picada
1 tomate grande (sem pele e sementes) picado
2 colheres (sopa) de margarina light
1 couve flor pequena (só os buquês) cozida “al dente”
1 embalagem de spaghetti cozido “al dente” (500g)
Modo de preparo:
Doure a cebola em 1 colher (sopa) de margarina. Junte a farinha dissolvida no leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada. Acrescente o cream cheese, a ricota e misture bem. Reserve. Refogue a cenoura e o tomate na margarina restante. Junte 1 xícara (chá) de água fervente e cozinhe até a cenoura ficar “al dente”. Junte ao molho reservado. Acrescente a couve flor e misture. Sirva a seguir com o spaghetti.
Fonte: Pelaggio / M. Dias Branco

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia