Sempre sonhou fazer os seus pratos favoritos, mas não sabe nem por onde começar? A chef e professora de gastronomia do UniRuy, Larissa Dantas, deu seis dias para os iniciantes na área perderem o medo e darem um show na cozinha. Confira:
1- O mais importante é tornar o cozinhar divertido. Coloque uma música legal, chame o filho para ajudar, escolha algo que você goste de comer e se puder pegue uma taça de vinho ou uma bebida de sua preferência. Cozinhar feliz e com amor por si só já é um ótimo tempero.
2- Se organize. Leia a receita antes, veja se tem todos os ingredientes, separe as quantidades necessárias, os utensílios (facas, colheres, espátulas, panelas, liquidificador) enfim torne o processo de cozinhar mais fluido.
3- O tempo. Sim o tempo é muito importante, escolha receitas que possam ser feitas no tempo que você tem. Cada processo e técnica culinária precisa de um determinado tempo para ser executado com sucesso.
4- Coloque os grãos como feijão, grão de bico, soja de molho de véspera na geladeira isso economizará tempo de cocção e gás.
5- Corte o legume no mesmo tamanho assim todos os pedaços ficaram cozidos ao mesmo tempo.
6- Cuidado com a temperatura. A temperatura é crucial na cozinha, cada método de cocção precisa de uma determinada temperatura. Por exemplo se quiser um bife dourado e suculento você vai precisar de temperatura alta para que os sucos (agua) da carne não saia e não deverá colocar muitos de uma vez.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!