icone de busca
iBahia Portal de notícias
GASTRONOMIA

Vai resenhar com os amigos em casa? Chef ensina truques infalívei

Caco Marinho ensina o que preparar, da entrada à sobremesa, com receitas bem simples

foto autor

Redação iBahia

19/01/2020 às 9:19 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Verão e as férias estão bombando e nada melhor do que receber os mais próximos em casa, principalmente para aquela famosa resenha. Mas sempre rola aquela dúvida no que preparar para este momento, não é mesmo? E ainda surge uma outra questão: que tipo de petisco combina com o que você vai beber? Calma! Todos esses questionamentos têm soluções.

Caco MarinhoFoto: Anja Preta/Reprodução/Instagram

O iBahia pediu algumas dicas ao chef Caco Marinho. Ele não só sugeriu algumas entradas, como também ensinou a preparar um prato e até a sobremesa para amigo nenhum colocar defeito. Confira as dicas infalíveis de Caco para o iBahia:

Snacks
"Você pode fazer chips de cenoura, beterraba, mandinhoquinha. Faz um chips bem colorido. Fatia tudo bem fininho, frita tudo em óleo de milho, na temperatura certa. Deixa tudo bem crocante, bem sequinho e coloca um sal no ponto também. Chips todo mundo gosta e acompanha vinho, cerveja e refrigerante. Quando os convidados chegarem, já está lá pronto. É bem simples".

"Outra opção é fazer também uma guacamole e servir com totopos, aquele crocante de milho que o pessoal chama de Doritos, mas sem aqueles corantes todos. Como o totopos são mais difíceis de fazer, a gente teria que comprar prontos. Hoje a gente encontra de qualidade nos mercados. Se você não tem problema em comer Doritos, usa ele mesmo. Eu não indico por conta dos saborizantes, aromatizantes e mil coisas que tem nele".

Exemplo de uma guacamoleFoto: Reprodução
Não sabe preparar guacamole?"A guacamole você faz com abacate, cebola roxa, tomate, coentro e limão. Quem gosta de pimentão coloca, mas não é necessário. O abacate precisa estar no ponto, nem muito maduro e nem muito verde. Você faz uma pasta disso e fica uma delícia. Coloca sal a gosto e acabou. Se quiser incrementar, pode colocar cream cheese e um pouco de creme de leite e limão".

Requintado
"Se quiser servir uma comida um pouquinho mais incrementada e tem alguém que esteja trazendo um bom mexilhão de Santa Catarina, pode fazer ele com cebola, manteiga e vinho. Seria uma boa".

Mais simples
"Se não tiver isso aí - o mexilhão -, pode fazer com uma lambreta comprada na feira. Refoga a cebola, bota a lambreta lá dentro e vai refogando. Quando estiver bem quente, você adiciona o vinho branco. Tem que ser um vinho branco seco e não doce. Quando o vapor subir, você fecha a tampa e a lambreta vai abrir com esse vapor. Ela vai soltar o suco dela e vai formar esse molho. Você pode comer esse molho com o pão. E fica uma coisa mais refinada até. Se não quiser servir só o Doritos e servir algo mais bacana, só fazer essa lambreta com produtos regionais e seguir essa receita que é francesa e belga".

Você e seus amigos querem jantar?
"Bem fácil: compra um bom espaguete italiano. Está escrito na embalagem que são de 8 a 9 minutos, não tente mudar isso. Coloca pra ferver em uma quantidade abundante de água, adiciona sal e deixa cozinhar. Tira aos 8 minutos e prova porque precisa estar al dente. O certo é não deixar cozinhar tanto.

Exemplo de uma carbonaraFoto: Mario Rodrigues/Divulgação

Pra cada pessoa, coloque uma gema de ovo, corta o bacon em cubinhos, frita e mistura com essa gema de ovo. Use o queijo parmesão ou pecorino. Rala esse queijo, mistura com tudo depois. Coloca um pouco de manteiga e faz um creme. Quando você for tirar a massa, pega uma concha dessa água que cozinhou a massa e traz aos poucos, mas sem deixar cozinhar a gema. Vai incorporando aos poucos e misturando esse creme. Escorre a massa e coloca esse creme pra dentro da massa e mistura tudo. Ai você acabou de fazer carbonara".

Hora de finalizar

Exemplo da sobremesa sugerida por CacoFoto: Reprodução
"Você percebeu que a gente começou com snacks, passamos para a lambreta e fechamos com a refeição, a carbonara. Pra finalizar, um sorvete diferente. Pega uma maçã verde, açúcar, baunilha, manteiga e uma bola de sorvete. Corta a maçã, dá uma cozida com o açúcar e a manteiga. A fruta solta a água, o açúcar carameliza e a manteiga ajuda nesse processo de formar o creme. Se você tiver baunilha de verdade, coloca e vai ficar um perfume maravilhoso. Tira uma bola de sorvete e pronto, marcou o gol".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia