icone de busca
iBahia Portal de notícias
IBICHO!

Esporotricose avança em Salvador e secretaria cria unidade móvel para conter doença 

Esporotricose é uma micose conhecida como a “doença do jardineiro” e é causada por um fungo

foto autor

Gabriela Braga

22/07/2022 às 7:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Esporotricose avança em Salvador e secretaria cria unidade móvel para conter doença 

Salvador deve contar ainda neste mês de julho com uma Unidade Móvel de Zoonoses. O projeto é pioneiro no país e vai atuar no enfrentamento e prevenção da esporotricose, uma doença que atinge principalmente os gatos e que também pode contaminar os humanos. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, Isolina Miguez, a iniciativa foi tomada a partir do aumento de casos da doença na cidade.

"A partir da quantidade de casos que a gente tem, porque a disseminação já está nos 12 distritos sanitários, a gente já tem uma programação prévia até o final do ano. Então vai iniciar agora no distrito de Itapuã, e depois nós passaremos pelo Subúrbio Ferroviário, que é onde tem o maior número de casos”, explicou.

Leia também:

No ano passado, foram notificados 1.223 casos suspeitos de esporotricose em Salvador. Desse total, 1.090 animais receberam tratamento, sendo 654 deles pelo CCZ, porém 137 acabaram morrendo. Já em 2022, até o início do mês de julho, 678 animais estavam em tratamento.

De acordo com Isolina, a esporotricose é uma micose conhecida como a “doença do jardineiro” e é causada por um fungo. A transmissão ocorre pelo contato com terra, matéria orgânica e espinhos de plantas contaminadas ou através de arranhadura, lambedura ou contato direto com a secreção das lesões de animais infectados. A coordenadora do CCZ explica quais são os principais sintomas da doença.

“Apresenta lesões pelo corpo, principalmente nas patas e no fucinho, que são os locais que ficam mais expostos quando têm contato com o solo”, pontuou.

A esporotricose tem cura, principalmente, quando diagnosticada no início. Por isso é importante que casos suspeitos sejam direcionados o mais rápido possível para atendimento veterinário. Para avaliação na Unidade Móvel de Zoonoses é necessário entrar em contato com o Fala Salvador, pelo número telefônico 156. Caso o diagnóstico seja confirmado, o tutor poderá ter o tratamento fornecido pela prefeitura.

“Se for um tutor hiposuficiente, ele assina um termo de hiposuficência e ele entra no nosso cadastro para a gente ofertar a medicação. O animal deve ficar isolado, porque a gente tem que garantir que ele tome a medicação todos os dias, para que seja eficaz”.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a Unidade Móvel de Zoonoses terá a capacidade para até 15 atendimentos diários. As atividades seriam iniciadas ontem no bairro de Itapuã, porém a inauguração precisou ser adiada e ainda não tem data definida para acontecer.

Leia mais sobre Bichos e Pets no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em iBicho!