icone de busca
iBahia Portal de notícias
Final feliz

Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime

Caso foi flagrado por um celular no município de Medeiros Neto, no sul do estado, no último domingo (7)

foto autor

Helena Pamponet Vilaboim

10/04/2024 às 20:54 • Atualizada em 11/04/2024 às 10:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um homem foi preso na cidade de Medeiros Neto, localizada no sul da Bahia, após ser flagrado agredindo um filhote de cachorro no último domingo (7). A história foi divulgada nas redes sociais e, nos últimos dias, ganhou um final feliz. O filhote foi adotado pelo PM que flagrou o crime e prendeu o agressor.


				
					Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime
Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O crime veio à tona após a divulgação das imagens capturadas por um celular. Nelas, é possível ver o homem puxando violentamente o filhote, preso em uma coleira. Ele dá tapas no animal e depois de alguns momentos, utiliza uma sandália para agredir o cãozinho.

Leia também:

O vídeo chamou a atenção e o homem, de identidade não revelada, foi localizado pela polícia. Ele foi autuado em flagrante por maus tratos aos animais e conduzido para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas por uma equipe da Polícia Militar (PM).

Inicialmente, o filhote foi acolhido pela ONG Amigão, do próprio município, e passou por uma consulta veterinária de emergência. Durante a recuperação, Arad (nome do cãozinho) ganhou a oportunidade de ter uma nova vida. Um dos agentes, que participou da ação de prisão do homem, visitou o local e decidiu adotar o filhote.

Arad e seu novo tutor: o PM Rodrigo Martins


				
					Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime
Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime. Reprodução / PM Rodrigo Martins

O PM Rodrigo Martins, de 30 anos, adotou o cãozinho após o crime. Ele vive em Medeiros Neto e se sensibilizou com o fato. "Arad" foi o nome escolhido para o cãozinho por seu novo tutor. Segundo ele, o nome significa "divino, sublime".

Segundo informações do termo redigido na admissão de Arad no veterinário, o animal foi identificado como um cão da raça Burriler, com cerca de 4 meses de vida. Apesar dos ataques, não foi observado nenhum grave machucado no animal, "apenas danos emocionais" que o deixou "bem assustado por qualquer estímulo."

Ao iBahia, o PM Rodrigo disse que foi difícil a situação e que ficou "chocado com a coragem [do homem] de fazer aquilo com o animal".

O policial contou ainda que a expectativa dele é de que a adoção de Arad seja um exemplo para a cidade de Medeiros Neto. "Se fizermos o básico, já é muito. O cachorro é um animal que só tem amor para nos dar", disse ele em entrevista.


				
					Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime
Filhote vítima de maus-tratos é adotado por PM que flagrou crime. Foto: Reprodução/Redes Sociais

No ato da adoção, Rodrigo assinou um termo de responsabilidade, que inclui a garantia de promoção do cuidado com o animal, assistência veterinária sempre que necessário, tempo médio de vida do cão e afirmação para mantê-lo de forma saudável.

Crime de maus-tratos

Desde o ano de 2020, a Lei Federal 14.064/20 prevê que ações de maus-tratos aos animais podem ser revertidas em tempo de reclusão de 2 a 5 anos, além de aplicação de multa e proibição de guarda. Informações sobre denúncias podem ser encontradas no site da ONG World Animal Protection.

Foto do autor
AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em iBicho!