O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), localizado em Pituaçu, recebeu nesta quarta-feira (10), dois jacarés das espécies anão e do papo-amarelo. Os animais foram resgatados após as fortes chuvas registradas em Salvador e em cidades do interior da Bahia.
O veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinicius Dantas, explica que o aparecimento destes animais silvestres nos centros urbanos está relacionado ao grande volume de chuva, que acaba deslocando-os para fora do seu habitat natural.
Leia também:
“No caso dos jacarés, são répteis que têm como habitat lagoas e rios. Com as fortes chuvas, ocorre o transbordamento do nível destes mananciais e o deslocamento dos animais para as margens e outras áreas da cidade”, destacou o coordenador.
A tendência é que eles sejam mais vistos nos próximos dias. Isso porque ainda nesta semana, outras duas cobras também foram resgatadas por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
Em paralelo, o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu uma sucuri e uma jibóia, na manhã de segunda (8).
Consequências das chuvas
Após o resgate, todos os animais passaram por uma avaliação clínica e receberão os cuidados necessários para uma futura soltura na natureza.
O INEMA orienta a população que, ao encontrar qualquer animal silvestre longe de seu local de origem, andando por rodovias, praças e residências não tente capturá-lo.
“Entre imediatamente em contato com o CETAS, Polícia Ambiental ou Guarda Civil Municipal da sua cidade e informe a localização. O momento da captura e, principalmente, o transporte deve atender procedimentos próprios para cada espécie, garantindo a segurança tanto das pessoas quanto dos animais”, enfatizou Vinícius Dantas.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!