icone de busca
iBahia Portal de notícias
Deixa o bicho quieto!

Lagarto corre atrás de homem que o atacou com pedra

De acordo com biólogo, lagarto usou o instinto de defesa para se proteger e ficou sobre duas patas

foto autor

Mauricio Louro

25/10/2024 às 17:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um vídeo que mostra um lagarto correndo atrás de um homem viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o réptil fica sobre duas patas e vai em direção ao rapaz, que, caído, tenta se defender dos "ataques" do animal.

A postagem tem mais de um milhão de visualizações. O fato ocorreu na cidade de Guaramirim, no norte de Santa Catarina. No entanto, o que parecia ser uma agressividade do bicho, foi um ato de defesa, como alerta o biólogo Gilberto Ademar Duwe. O especialista afirma que o réptil apenas reagiu à provocação do homem.

Leia também:

"Na verdade, ele se defendeu, quem atacou ali o lagarto foi a pessoa, ele apenas se defendeu. É um comportamento natural de qualquer animal, até mesmo uma pessoa quando ela é atacada, ela também vai se defender", destacou.


				
					Lagarto corre atrás de homem que o atacou com pedra
Homem provoca lagarto, que ataca sobre duas patas. (Foto: Reprodução/Instagram

A tendência em casos como esse é o lagarto fugir. No entanto, no caso do vídeo, o animal está encurralado, o que o levou a se defender e partir para cima do homem, ficando sobre duas patas.

"Ele não é um animal agressivo ou perigoso que as pessoas precisam temer. Ele não é venenoso e nem peçonhento. Ele, quando se sente ameaçado, procura fugir. Só que, quando ele está encurralado, como era o caso ali, em uma situação em que realmente ele não consegue fugir, aí ele é obrigado a se defender dessa forma ali, como mostrou no vídeo", explicou o especialista.

Biólogo orienta caso encontre um lagarto

Gilberto Ademar Duwe afirma que o período da primavera, quando o tempo começa a esquentar, é mais comum se deparar com répteis, como são os casos de lagartos e cobras. Além deles, outros animais também são vistos com mais frequência em ambientes urbanos. Dessa forma, caso encontre um animal silvestre, observe-o de longe, sem tentar pegá-lo ou assustá-lo.

No entanto, o especialista alerta que, quando perceber que o animal está encurralado ou preso, é prudente é chamar grupos para que trabalham com resgate.

"Se a cidade onde que está não tem o serviço de resgate de animais silvestres, tente deixar o portão aberto (em terrenos) e aos poucos o lagarto vai encontrar realmente o rumo dele, vai sair e vai embora, vai procurar uma área ideal para ele", indicou.

Foto do autor
AUTOR

Mauricio Louro

AUTOR

Mauricio Louro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em iBicho!