O Dia do Orgulho Nerd, comemorado neste sábado (25), marca o lançamento do primeiro filme da franquia de Star Wars, "Uma Nova Esperança", que chegou aos cinemas em 1977.
O longa revolucionou o cinema internacional e, desde o lançamento, influencia e inspira até hoje diversos produtos de cultura pop no mundo todo, incluindo séries, filmes, games e histórias em quadrinhos.
Leia também:
Para celebrar o dia, o iBahia separou geeks e nerds baianos que produzem conteúdos na web para os apaixonados por essa cultura.
Neste Dia do Orgulho Nerd, confira criadores de conteúdo baianos que compartilham da cultura geek
Hugo Canuto (@hugocanutto_art)
Após fazer uma releitura de uma capa dos quadrinhos de "Os Vingadores" ao colocar orixás nos lugares dos heróis da Marvel, Hugo Canuto chamou atenção de 816 pessoas na internet e levantou R$ 40 mil reais para lançar seu projeto "Orixás – Contos de Òrun Àiyé", que conta histórias da religião iorubá em histórias em quadrinhos.
"Decidi concretizar a iniciativa, pois acredito que é preciso contar tramas que dialoguem com nossa cultura, a partir de outros olhares", explicou o artista sobre a motivação para realizar o projeto em entrevista. Ele também cita que o quadrinho resgata a cultura africana no Brasil para os mais jovens.
No Instagram, o artista compartilha seus trabalhos visuais com mais se 28 mil pessoas.
Paulo Torinno (@ptorinno)
Outro desenhista que trabalhou no "Orixás – Contos de Òrun Àiyé", Paulo Torinno é diretor artístico do remake do game The Little Big Game, e é um dos nove integrantes da equipe. Atualmente, o artista mora na França. No Instagram, ele tem mais de 6 mil seguidores.
Paulo trabalha também como criador de algumas imagens para o jogo Valorant, além de criador de skins de personagens do game Free Fire. Nacionalmente, ele trabalhou ilustrando pinturas para um jogo da Turma da Mônica e da história em quadrinho "Aruana - O Livro das Raízes".
Yata Andersen (@yataandersen)
Ilustrador, designer gráfico e artista conceitual baiano, Yata Andersen já trabalhou criando algumas imagens conceituais para o filme "O Incrível Hulk", de 2008, da Marvel. Yata tem 30 anos de experiência com artes visuais.
Ele também trabalhou no jogo para console Elderand, lançado oficialmente em 2022. No Instagram, ele tem pouco mais de mil seguidores.
Baiano Streamer (@baianolol)
O alter-ego do ex-jogador profissional de e-games Gustavo Gomes é um dos streamers mais famosos no mundo dos games. Ele compartilha sua sessão de jogo para audiências ligadas ao canal de vídeo online com mais de 200 mil seguidores no Instagram.
Em sua plataforma de streaming, Gustavo já chegou a entreter 83 mil pessoas ao vivo enquanto jogava. Com o sucesso nas redes, Baiano já foi entrevistado no programa do apresentador Danilo Gentili, o "The Noite", no SBT.
Yariax (@yariax)
Seu nome fora das telas é Helen Cerqueira. Aos 21 anos, ela começou a produzir conteúdo sobre games em 2019. No Instagram, Yariax tem mais de 8 mil seguidores, enquanto na plataforma Twitch, que funciona como um streaming de jogos online, ela soma mais de 4 mil seguidores.
Ana Bélico (@kikibelico)
Jornalista e cosplayer de longa data, Ana Bélico é artista visual e já conquistou mais de 6 mil seguidores no Instagram ao se transformar em vários personagens da cultura pop.
Ela também é criadora e editora-chefe do portal de notícias Kosplay, que informa os artistas que se interessam por essa forma de expressão da cultura pop.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!