A Polícia Federal iniciou investigações para descobrir origem de ataque hacker no perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que possui mais de 1 milhão de seguidores.
O perfil do X (antigo Twitter) dela foi invadido por volta das 21:37h da segunda-feira (11). As publicações do hacker incluíram ofensas contra Lula, além de citações a Neymar e Alexandre de Moraes.
Leia também:
De acordo com a PF, a conta foi bloqueada para novas publicações e a Diretoria de Crimes Cibernéticos irá aprofundar as investigações além de instaurar inquérito policial.
A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial para a plataforma a fim de que os responsáveis pelo ataque hacker sejam identificados.
A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no X (ex-Twitter) da senhora Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11/12).
— Polícia Federal (@policiafederal) December 12, 2023
A conta foi bloqueada para novas publicações, a pedido da PF, após postagens ofensivas contra a…
Mais posicionamentos
Por meio de nota, o Planalto disse repudiar o ataque hacker além de afirmar que "todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais."
Paulo Pimenta, ministro da Comunicação Social, categorizou os hackers como "canalhas criminosos" e disse que "os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência tb serão identificados." A publicação foi compartilhada pelo presidente.
Hacker divulgou nota
Por volta das 22h, o hacker chegou a publicar um vídeo com uma espécie de comunicado no perfil de Janja, onde disse estar ciente que a PF estava investigando.
"Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal."
O hacker ainda disse acreditar que não será preso e voltou a ofender o presidente Lula no áudio. A publicação, assim como outras, foram excluídas permanentemente da plataforma.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!