O anúncio do "fim" do Harmonia do Samba na noite da última quarta-feira (14) pegou os fãs da banda baiana de pagode de surpresa, já que há 25 anos Xanddy roda o país e o mundo com o nome do grupo que o tornou conhecido.
A decisão do pagodeiro, no entanto, não é uma novidade no mundo da música. Ao longo dos anos, a carreira solo associada a marca que o tornou famoso acabou se ficando mais comum entre os artistas do gênero. Desta forma, apesar de estar em uma nova fase da carreira, aquilo que o fez ganhar notoriedade segue por ali.
Leia também:
Nas redes sociais, o comunicado surpreendeu o público, que já considerava a carreira de Xanddy como solo. "Achei que ele já fazia solo a muito tempo", comentou uma internauta. "Tô descobrindo agora que ele fazia parte de uma banda", escreveu outro. "Ué mas não entendi NADA! Ela ja era o solista da banda ok. Ele sai da banda ok. Ai ele vira solo com a mesma banda e equipe? Me perdi!", analisou um terceiro.
No comunicado, Xanddy afirma que apesar do "fim" do Harmonia, ele seguirá com os músicos que tocavam com ele na banda e dará continuidade a grandes projetos conhecidos com o grupo, como 'A Melhor Segunda-feira do Mundo'.
Vale lembrar que a mudança também envolve questões burocráticas, como cumprimento de contrato e direitos autorais, passos que não costumam ser expostos pelos artistas.
Pensando nisso, o iBahia reuniu alguns nomes da música que seguiram carreira solo, mas seguem sendo lembrados por suas bandas, e trouxe também cantores que aderiram a apresentação como Nome + Nome da banda.
Xand Avião: a mudança de Aviões do Forró para Xand Avião aconteceu pouco depois da saída de Solange Almeida do grupo. Em 2018, o grupo encerrou os trabalhos, mas Xand seguiu com os integrantes da banda e adicionou ao seu nome o Avião, suprimindo o Forró, em sua carreira solo.
Léo Santana e Parangolé: diferentemente de Xand Avião, Léo Santana não levou a marca Parangolé com ele ao sair em carreira solo. O grupo, que pertence a Nenel, ganhou um novo vocalista com o anúncio de Léo Santana, o baiano Tony Salles, no entanto, quando estava prestes a anunciar sua saída, Léo passou um período se apresentando como 'Léo Santana e Parangolé'.
Lincoln e Duas Medidas: em 2022, o cantor Lincoln deu início oficialmente a nova fase de sua carreira. Seu primeiro projeto solo traz o nome 'Agora É Lincoln', justamente para reforçar sua marca. Porém, antes de decidir seguir o caminho sozinho, o artista se apresentou por um bom tempo com o nome Duas Medidas associado ao seu, mesmo que os fãs entendessem que ele estava solo.
Márcio Victor e Banda Psirico: apesar de não ter um pronunciamento oficial sobre o assunto, os materiais de imprensa enviados sobre a banda Psirico já se referem ao grupo como 'Márcio Victor e Banda Psirico', como por exemplo nos releases dos singles do projeto audiovisual 'Psi Universal'.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!