|
---|
Tonho e Cacau: dupla que estampou a capa do disco Clube da Esquina voltou ao local para reviver o momento da foto famosa |
Se você é um usuário de redes sociais como o Twitter e Facebook, neste domingo deve ter se esbarrado - mesmo sem perceber - nessa foto (ao lado) que mostra dois homens posando ao lado de um álbum clássico da MPB: o Clube da Esquina - lançado há 40 anos e que marcaria para sempre a música de Minas Gerais. A foto rodou o país, pois os dois homens que seguram o disco são as duas crianças registradas na década de 70 pelo fotógrafo Carlos da Silva Assunção Filho, o Cafi.
Entenda a históriaDepois de receberem a difícil missão de percorrer os arredores de Nova Friburgo, no Ruio de Janeiro, e localizar os dois garotos que aparecem na capa do Clube da Esquina, nesta terça-feira, os repórteres de Cultura do jornal Estado de Minas Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santos, tinham cumprido a pauta que lhes foi confiada na semana passada e localizaram "os meninos" Tonho e Cacau. De acordo com
a matéria, a única referência eram indicações um tanto imprecisas do autor da imagem, o fotógrafo pernambucano Cafi, que clicara os garotos a caminho da fazenda da família de um dos letristas do disco, Ronaldo Bastos, e jamais havia os reencontrado.
A buscaPara dar início à caçada, a dupla de jornalistas muniu-se de cartazes com a reprodução da fotografia rumo à Região Serrana do Rio de Janeiro e saiu em busca dos personagens. Conversou com mais de 50 moradores do local. De acordo com a reportagem, depois de muitas suposições, negativas e dúvidas "uma das entrevistadas, Beth, bateu o olho na foto e, sem hesitar, identificou os garotos". Vieram outras confirmações e o trabalho passou a ser não só localizá-los, mas promover o inédito reencontro.
O reencontro Às 16h de quarta-feira, a repórter ligou para a redação do jornal mineiro e, eufórica, anunciou que a missão estava cumprida. E após aceitarem o convite para reviver a foto, lá estavam novamente sentadinhos juntos, na mesma estrada de terra, Tonho e Cacau, ou José Antônio Rimes, 47 anos, recompositor de mercadorias de supermercado, "o menino branquinho do disco" - como ficou conhecido - e Antônio Carlos Rosa de Oliveira, de 48 anos, jardineiro e pintor. A dupla manteve a forte amizade até os 20 anos, quando se mudaram para bairros distantes. E ainda brincaram com o novo momento de fama. “Quer que eu tire o sapato pra ficar parecido? Adoro ficar descalço mesmo! Se tiver um pão, também pode me dar”, pediu Tonho, dando gargalhadas. Outra passagem que mostra a pureza do povo brasileiro veio de Cacau: “Gosto muito de Canção da América. É muito bonita. Mas o que vai acontecer agora que o povo vai descobrir que esse menino do disco não é o Milton Nascimento? Será que vão achar ruim comigo?”, questionou receoso.
Clube da Esquina Considera-se que os principais participantes do Clube tenham sido Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e os integrantes do 14 Bis, entre outros.