icone de busca
iBahia Portal de notícias
MÚSICA

Bloco Afro Malê Debalê completa 43 anos de história

Bloco foi fundado em 23 de março de 1979

foto autor

Redação iBahia

23/03/2022 às 13:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Fábio Marconi/Divulgação

O Bloco Afro Malê Debalê completa, nesta quarta-feira (23), 43 anos de fundação. A entidade, que nasceu de jovens do bairro de Itapuã, em Salvador, marcou os anos 80 e 90 pela afirmação contra o racismo e pela ocupação de espaços pelo povo negro.

Consagrado pelas músicas, danças e fantasias, o Malê, intitulado como maior balé afro do mundo pelo The New York Times, apresenta reflexões sobre a história, cultura e vida de seu povo através da arte. Além da tradicional presença nos carnavais de Salvador, o Bloco já se apresentou na cidade de Cancún, no México, no país São Tomé e Príncipe, no continente africano e também no maior festival de jazz do mundo, em Nova Orleans.

Em entrevista ao iBahia, Cláudio Araújo, presidente do Malê Debalê, celebra o aniversário da entidade e afirma: "O que me move é o maior balé afro do mundo". O presidente também declara uma frase que o marcou ao longo de sua trajetória e festeja o marco. "1835 vezes o Malê há de levantar. Salve o Malê, e, se Deus quiser, iremos chegar aos 430 anos. 43 anos de muita história e muita resistência", diz Cláudio Araújo, em clima de festa.

Leia também:

Em comemoração ao aniversário, o Malê se reuniu no Café Cultural da Casa da Música, na manhã desta quarta-feira (23). Confira vídeo do evento:

*Sob supervisão de Mayra Lopes

Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música