icone de busca
iBahia Portal de notícias
MÚSICA

Dia da Visibilidade trans: 'A gente não quer mais viver com medo'

Os cantores Nic Cruz, Assucena Assucena, Raquel Virginia e Urias falaram sobre o significado de serem trans e da importância da data criada em 2004

foto autor

Redação iBahia

29/01/2021 às 14:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Nesta sexta-feira (29) celebra-se o Dia da Visibilidade Transexuais e Travestis. A comunidade é historicamente perseguida no Brasil - país que mais mata pessoas trans no mundo, posição que continuou a ocupar em 2020, segundo um levantamento divulgado pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

Os artistas Nick Cruz, Assucena Assucena e Raquel Virginia - que integram o trio As Baías ao lado de Rafael Acerbi -, e Urias, falaram sobre o significado de serem trans e da importância da data criada em 2004.

Nick Cruz | Foto: Reprodução | Instagram

"Nós não nascemos no corpo errado, nós não somos um pecado, nós não somos uma vergonha. Nascemos com uma missão linda de expandir liberdade e amor e de conquistar espaços para transformar esse mundo num lugar efetivamente de respeito e paz. O lugar de pessoas trans é o lugar no qual queremos estar", diz a cantora baiana nascida em Vitória da Conquista, Assucena .

"Numa sociedade saudável, se um grupo é mais atacado, todos nós devemos parar e refletir os motivos para que aconteça a mudança. O dia da visibilidade trans serve para refletirmos os motivos pelos quais temos um grupo tão atacado como o das pessoas trans. É o dia para dar luz a nossa dignidade. Que é a dignidade humana", reforça a também cantora Raquel Virginia.

Assucena Assucena e Raquel Virginia | Foto: Reprodução | Instagram

"É extremamente importante termos um dia nosso para lembrar ao país que mais nos mata que existimos e resistimos por aqui. Mas o dia não pode ser mais um dia de luta para nós. Junto da data, é preciso haver políticas públicas que promovam o debate, o ensino pedagógico e que revelem a nossa condição e as violências que sofremos diariamente durante toda a nossa vida", pontua Nick Cruz.

"A gente é livre para ser quem a gente quer? O dia da visibilidade trans é um momento de reflexão, de reafirmarmos nossa existência. Nossa luta é construída diariamente. A gente não quer mais viver com medo", finaliza Urias.

Urias | Foto: Reprodução | Instagram

Conheça o trabalho dos cantores

Urias

Nascida e criada em Uberlândia, a cantora e modelo de 26 anos começou fazendo covers e decidiu investir na carreira musical incentivada pela drag queen, Pabllo Vittar. Seu hit, "Diaba", já ultrapassa de 11 milhões de visualizações no Youtube.

[youtube _r83_ualtpM]

Nick Cruz

Natural de Serra, no Espírito Santo, Nick Cruz iniciou sua história com a música aos 9 anos de idade, quando o seu passatempo preferido era cantar em karaokês. Atualmente com 22, ele lançou recentemente o single, "Então Deixa". Nick é uma promessa da Warner Music Brasil.

[youtube M396NZSthhc]

As Baías

Raquel Virgínia e Assucena Assucena, cantoras trans que junto com Rafael Acerbi, formam o grupo ‘As Baías’, que ganhou o Brasil por sua música, talento e representatividade entre a comunidade LGBTQIA+ e o público em geral. Juntas, elas representam reconhecimento, luta por espaços e poder. Através de reflexões sobre preconceito, o trio mostra as pessoas trans longe dos estigmas de tristes. O trio tem colaborações com Cleo, Luísa Sonza, Xand Avião Linn da Quebrada e mais.

[youtube DeN-_lLd9eI]

A origem do dia da visibilidade trans

O Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis é comemorada desde 2004, a data foi fixada pelo lançamento da campanha “Travesti e respeito”, elaborada por lideranças históricas do movimento de transexuais no país em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde.

Em 29 de janeiro de 2004, a campanha foi um marco por ter levado 27 transexuais e travestis aos salões do Congresso Nacional, em Brasília. Em anos anteriores a 2019, o governo federal divulgou ações e se pronunciou em nota sobre a data.

Alguns dos principais direitos adquiridos pela população trans no Brasil ao longo da última década e meia, e também algumas limitações ou ameaças recentes a essas conquistas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música