|
---|
Gaby Amarantos foi a maior vencedora |
Se sertanejo, pagode e axé não estavam no Prêmio VMB deste ano, ficou claro pela festa de premiação, realizada nesta quinta-feira (20), em São Paulo, no que a MTV deve apostar nas próximas temporadas. A cantora de tecnobrega Gaby Amarantos foi a grande vencedora, abocanhando três troféus (Artista do ano, Melhor Artista Feminino e Capa de Disco do ano) e se consolidando como grande novo nome da música brasileira. O outro destaque foi o rap, com diversos artistas do gênero ganhando troféus: Clipe do ano, com Racionais MC's, Melhor Artista Masculino, com Criolo, Melhor Música, com "Dedo na Ferida", com Emicida, e Revelação, com Projota.
Veja também: Galeria de fotos: veja os famosos que passaram pelo VMB Banda Restart é vaiada durante o VMB 2012 Gaby Amarantos roubou a cena não só pelos prêmios, mas também pela postura, tanto pelo figurino moderno, quanto pelos discursos. Comemorou "o primeiro VMB da Amazônia", quando foi receber o prêmio de Melhor Capa de disco e mandou: "Quero dizer que tenho muito orgulho de ser do jeito que sou. Tenho orgulho de ser uma artista que está trazendo uma nova identidade visual. O Brasil tem música pop". Quando voltou ao palco retrucou a apresentadora que a chamou de Beyoncé do Nordeste (sic) (ela é do Pará): "Beyoncé nada, eu sou a Gaby Amarantos. Eu que sou uma mulher diferente, que tenho um padrão diferente, para acabar com a ditadura da magreza. Eu não visto 38, e daí? Eu tenho celulite, e daí?".
|
---|
Criolo levou troféu de Melhor Artista Masculino |
Os discursos marcantes voltariam ainda com Criolo: "Gostaria de oferecer esse prêmio principalmente para as autoridades públicas desse país, que tenho certeza que vão apurar qual dos 30 incêndios foram provocados", em referência aos incêndios em favelas da capital paulista, que também foi tema de discursos de Karina Buhr e Emicida. "Essa música foi feita por causa da desapropriação violenta que a polícia está fazendo no estado de São Paulo. Não satisfeita com os 36 incêndios em São Paulo, a policia militar está sitiando neste momento a favela do Moinho. Infelizmente o momento não é de festa", protestou Emicida quando subiu ao palco para receber o prêmio por "Dedo na Ferida", que levou Melhor Música, dividido com "Com a Ponta dos Dedos", de Wado. Já a banda Restart teve que apelar para discursos para se defender das fortes vaias que receberam.
|
---|
Show de Agridoce no VMB 2012 |
Baianos - Presente na plateia o time de baianos indicados e outros músicos amigos, viram Bnegão e Os Seletores de Frequência levar como Melhor Disco, deixando Cascadura, Agridoce e Vivendo do Ócio sem prêmios. A Agridoce concorria ainda a Artista do Ano (vencido por Gaby Amarantos), Hit do Ano (Restart) e Capa do Ano (Gaby Amarantos), e a Vivendo do Ócio a Melhor Música (Emicida e Wado). Gal Costa também concorreu como Artista Feminina (Gaby Amarantos de novo).
|
---|
A festa começou com show especial do Planet Hemp |
Shows - A festa, que começou com um show especial do Planet Hemp, seguiu revezando diversos convidados para entrega dos prêmios e chamada de artistas para o palco. Entre os convidados estavam os jogadores Neymar e Emerson Sheik, os apresentadores Patrícia Abravanel e Rodrigo Faro, o skatista Bob Burnquist, a socialite Val Marchiori e a repórter Monica Iozzi, do programa "CQC". A dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, do sucesso "Eu quero tchu, eu quero tcha", escalada para entregar o prêmio de Hit do Ano, foi logo vaiada quando começou a cantar a música, mas se safou quando dividiu o palco com a banda Massacration para uma versão metal satírica do sucesso.
|
---|
Gal Costa fez curta apresentação no VMB |
Enquanto uns faziam graça e outros tentavam não fazer feio nas apresentações, o palco recebia ainda entre as premiações skatistas, ciclistas e shows. As apresentações curtas incluíram Karina Buhr, Gal Costa, Agridoce e Bonde do Rolê, que levou homens e mulheres sarados e seminus ao palco. Só comprovando a tese, foi o rap também o mais presente nas apresentações, com Emicida, também bradando contra os incêndios e empunhando uma bandeira do MST, Cone Crew Diretoria, Projota e o Racionais MC's fechando a noite.Confira a lista completa dos indicados e vencedores do VMB 2012:
Aposta VMB 2012 Lemoskine
O Terno (VENCEDOR) Rapadura Xique Chico Selvagens à Procura de Lei Soulstripper
Artista do Ano Agridoce Emicida
Gaby Amarantos (VENCEDOR) Rita Lee Vanguart
Artista Internacional Demi Lovato Jay-Z e Kanye West Justin Bieber Katy Perry Lana Del Rey Maroon 5 Nicki Minaj
One Direction (VENCEDOR) Rihanna Taylor Swift
Clipe do Ano Cone Crew Diretoria - "Chama os Mulekes" (direção: Toddy Ivon) Criolo - "Mariô" (direção: Del Reginato) Edi Rock part. Seu Jorge - "That's My Way" (direção: Rabu Gonzales) Emicida - "Zica, Vai Lá" (direção: Fred Ouro Preto) Fresno - "Infinito" (direção: Daniel Ferro) Gaby Amarantos - "Xirley" (direção: Priscilla Brasil) Garotas Suecas - "Não Se Perca por Aí" (direção: Arthur Warren e Gustavo Sukuzi) Mallu Magalhães - "Velha e Louca" (direção: Paulo Granda)
Racionais MC's - "Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)" (direção: Daniel Grinspum) (VENCEDOR) Vanguart - "Mi Vida Eres Tu" (direção: Ricardo Spencer)
Hit do Ano Agridoce - "Dançando" Cone Crew Diretoria - "Chama os Mulekes" CW7 - "Tudo Que Eu Sinto" Emicida - "Zica, Vai Lá" Forfun - "Largo dos Leões" O Teatro Mágico - "Nosso Pequeno Castelo" Projota - "Desci a Ladeira/Pode Se Envolver" Rashid - "Quero Ver Segurar"
Restart - "Menina Estranha" (VENCEDOR) Strike - "Fluxo Perfeito"
Melhor Artista Feminino Gaby Amarantos (VENCEDOR) Gal Costa Mallu Magalhães Maria Gadú Rita Lee
Melhor Artista Masculino Criolo (VENCEDOR) Dinho Ouro Preto Emicida Lenine Projota
Melhor Banda Cone Crew Diretoria Forfun Gloria Restart
Vanguart (VENCEDOR) Melhor Capa Agridoce - "Agridoce" (arte: Rogério Pires/Otávio Souza) Autoramas - "Música Crocante" (arte: 45 Jujubas)
Gaby Amarantos - "Treme" (arte: Greenvision/Gotazkaen) (VENCEDOR) Vanguart - "Boa Parte de Mim Vai Embora" (arte: LuOrvat Design/Vinicius Mania) Zeca Baleiro - "O Disco do Ano" (arte: Gilson Braga/Marcos Hermes)
Melhor Disco "Agridoce" (Agridoce)
"Sintoniza Lá" (BNegão & Seletores de Frequência) (VENCEDOR) "Aleluia" (Cascadura) "Boa Parte de Mim Vai Embora" (Vanguart) "O Pensamento É um Imã" (Vivendo do Ócio)
Melhor Música "Dedo na Ferida" (Emicida) (VENCEDOR) "Reza" (Rita Lee) "Mi Vida Eres Tu" (Vanguart) "Nostalgia" (Vivendo do Ócio)
"Com a Ponta dos Dedos" (Wado - com Mallu Magalhães e Marcelo Camelo) (VENCEDOR) Revelação Cone Crew Diretoria
Projota (VENCEDOR) Rancore