Toda história musical e cultural teve um começo. Uma delas, talvez a mais intensa e alternativa de todas, se deu na Bahia. Você vai conhecer agora um pouco de um dos festivais de música eletrônica que ancorou por aqui e transformou a cena musical, unido a conceitos de arte e sustentabilidade: o Universo Paralello.
A história
O Festival Universo Paralello foi o ponto de partida da cena trance music brasileira, subgênero da música eletrônica caracterizado pelas batidas melódicas e ritmo mais acelerado. Atualmente um dos maiores festivais de música eletrônica e cultura alternativa da América Latina e do mundo, o UP começou como uma reunião entre amigos na Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste do país. Esta região, é, inclusive, conhecida como o berço da contracultura no Brasil, por ser a terra de origem dos profissionais que fundaram esse movimento musical através de seu trabalho. Entre estes profissionais, estão Juarez Petrillo (conhecido como Swarup) e Ekanta Jake, sua então esposa.
Consciência e transcender
Desde então, já se foram 13 edições da festa, que acontece normalmente uma vez a cada dois anos. Atualmente a duração é de sete dias, e conta com uma super estrutura de seis palcos, um para cada estilo de música e artistas. Eles são o Main Stage, 303 Stage, Tortuga, Chill Out, UP Club e o Palco Paralello. Este último recebeu shows de Emicida e Criolo na última edição.
A estrutura conta também com diversos espaços de convivência e atividades, praça de alimentação, shows de artistas consagrados e mais de 200 projetos musicais de djs e lives vindos do mundo inteiro. Tudo isso espalhado por uma extensão de 15 km da praia paradisíaca de Pratigi, na Costa do Dendê, no município baiano de Ituberá. O público? Bom... Em 2015 dividimos as areias de Pratigi com outras 18 mil pessoas do mundo inteiro. Tudo pelo trance e pela natureza. A 14ª edição acontecerá em 2017, e promete, mais uma vez, superar todas as anteriores.
A natureza, inclusive, é uma das características mais importantes quando se fala de UP, pois sua presença e magnitude é o toque mais precioso do festival. A sustentabilidade está presente em toda a concepção do evento, desde a sua fundação: os banheiros são feitos de bambu, a água dos chuveiros é do manguezal que fica ali perto, e toda a estrutura oferecida aos convidados segue um padrão de reaproveitamento. O UP tem como conceito uma celebração consciente, e os seus participantes devem ir com esse pensamento.
UP 14
Para 2017, as vendas do UP já estão a todo vapor. Como são vários dias, atividades e profissionais incluídos, o festival costuma ter um ingresso considerado caro. O valor de R$ 760, já em terceiro lote, inclui o espaço para camping (você é responsável pela sua barraca e mantimentos), acesso a todos os espaços e atividades e, é claro, a música. A primeira fase de djs que se apresentarão esse ano já foi divulgada e conta com 105 nomes.
Um dos destaques deste ano é a presença de Goa Gil, dj e produtor musical americano de 66 anos, pioneiro do psytrance na Índia. Quem também deve aparecer por lá é o top DJ astro-do-momento Alok, e não só por ser um dos artistas mais badalados do país: o goiano é filho de Ekanta e Juarez e cresceu na rave. Faz sentido, né?
No vídeo abaixo, divulgado no perfil do próprio Alok, ele apresenta o festival e conta um pouco da proposta do evento. Não deixe de assistir:
Você pode verificar no site do festival as formas de compra e os pontos de venda no Brasil, assim como excursões e diversas opções de hotéis e pousadas na cidade, para quem preferir o conforto.
Serviço
Festival Universo Paralello
Onde: Praia de Pratigi - Ituberá (BA)
Quando: 27 de dezembro a 4 de janeiro
Ingressos: R$760 (preço de terceiro lote)
*Conteúdo originalmente publicado no blog Trancenda
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!