icone de busca
iBahia Portal de notícias
MÚSICA

Orquestra de afrobeat carioca realiza série de shows em Salvador

A Abayomy Afrobeat Orquestra homenageia Maestro Abigail Moura no Espaço Caixa Cultural Salvador, com participações especiais

foto autor

08/01/2015 às 15:38 • Atualizada em 01/09/2022 às 22:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Abaymoy Afrobeat Orquestra retorna a Salvador para uma série de apresentações. O grupo faz quatro shows em homenagem ao maestro Abigail Moura, mineiro radicado no Rio de Janeiro, criador da Orquestra Afro Brasileira.
As apresentações acontecem na sexta-feira (16), às 20h, sábado (17), às 17h e 20h, e domingo (18), às 19h. Os ingressos têm preços populares e custam de R$8 (inteira) e R$4 (meia). No domingo acontece também a oficina de sopro e percussão, ministrada pelos músicos da Abayomy. Serão oferecidas 25 vagas e os interessados devem enviar email para [email protected] com currículo para análise.Cada noite o show contará com participações especiais de músicos que se relacionam tanto com o trabalho de Abigail Moura quanto com o da Abayomy. Na sexta, o convidado é Russo Passapusso, sábado é a vez de Letieres Leite e Gabi Guedes, e no domingo, a participação especial é de Carlos Negreiros. Nos três dias a cantora Cellia Nascimento também é convidada.Abigail Moura (1905-1970) foi pioneiro no Brasil a compor inspirado pelas células rítmicas dos toques dos orixás. Foi assim que a Orquestra Afro Brasileira adicionou à sua formação clássica instrumentos como agogô, adejá, o urucungo, afoxé, atabaques e a angona-puítadejá, uma espécie de ancestral da cuíca. A Orquestra permaneceu em atividade até o ano de 1970, quando faleceu seu maestro. Hoje é reconhecida como um projeto que enaltecia a música africana, misturando referências como candomblé, cultura indígena, frevo e maracatu.Abayomy, em iorubá, é uma palavra plena de significados positivos: "encontro feliz", "aquilo que nos dá prazer". O maestro Abigail Moura, criador da Orquestra Afro-Brasileira, assim como Fela Kuti, criador do afrobeat na Nigéria, eram visionários que lançaram as bases de uma concepção musical que se revela absolutamente contemporânea, sugerindo vetores de diálogo entre povos, culturas e diferentes estéticas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música