A noite dessa terça-feira (27) foi de comemoração. O cantor Gilberto Gil recebeu seus convidados, admiradores e amigos na abertura da exposição 'GIL70', idealizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias. Artistas e figuras importantes da Bahia marcaram presença, entre eles, a cantora Carla Visi, a escritora Mabel Veloso e a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça.
Confira outras notícias sobre o mundo das Artes & Exposições Como proposta de homenagear os 70 anos do cantor, comemorado em 2012, a mostra reúne 23 trabalhos de artistas de várias gerações, que inspirados na obra de Gil, fizeram suas criações, como os cineastas Andrucha Waddington, Gualter Pupo e Lula Buarque de Hollanda e os cantores Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Segundo André Vallias, o objetivo era realizar uma homenagem que não fosse um retrospectivo histórico, pois ele (Gil) está vivo."A ideia era fazer um mosaico bem colorido, reunindo artistas das mais variadas áreas, das mais variadas gerações, para espelhar um pouco da própria diversidade da obra e dos interesses do Gil", contou ao
iBahia. Distribuídos nos dois andares da Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Jr., as obras de 'GIL 70' são apresentadas em diversos tamanhos, formas e inspirações artísticas. Vídeo-instalação, pintura, filmes, fotos, instalações interativas, fotografias e escultura compõem o espaço.
|
---|
Obra corações em movimentos rítmicos criados por Adriana Calcanhotto |
Na entrada principal da galeria é possível encontrar uma linha do tempo ilustrada com fotos, capas de discos e frases de entrevistas que retratam um pouco da vida do músico baiano. A interatividade é um dos diferenciais da mostra, pois 18 displays dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 composições do artista e quatro totens multimídia reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida. Inclusive, em um desses depoimentos, o cantor aparece com os olhos marejados ao falar sobre sua relação com os Filhos de Gandhy. Em clima de celebração, um dos maiores interesses do público era chegar perto do cantor para dar um abraço, tirar fotos e desejar-lhe felicidades. Mesmo com toda agonia que estava no local, Gil demonstrou, mais uma vez, muita tranquilidade, paciência e respeito pelas pessoas, mesmo com aquelas que o impedia de circular no local. "É muito bom ver amigos, colegas e admiradores envolvidos nessa exposição. Eu só tenho a agradecer!", comentou o cantor e compositor.
|
---|
|
O cantor conferiu todas as produções, contou histórias, relembrou vários momentos de sua vida e foi acariciado pela cantora Carla Visi que, chamando-o de professor, entregou o DVD do seu novo trabalho 'Pura Claridade'. Ao encontrar Gil, Fátima Mendonça destacou ter ficado muito feliz com um comentário feito por André Vallias sobre o músico e ex-ministro. "Ele descobre a forma das coisas acontecerem na paz e na harmonia", reproduziu a primeira-dama para Gil e Vallias.
GIL70Local - Palacete das Artes (Graça) Visitação - até 27 de outubro, de terça a sexta, das 13 às 19h, sábado, domingo e feriado, das 14 às 19h Entrada franca