A atriz Isabella Santoni, de 26 anos, descobriu recentemente que tem endometriose, uma doença crônica causada pela presença do tecido endometrial fora do útero. A artista aproveitou a manhã desta quarta-feira (1º) para alertar as mulheres sobre os sintomas da doença.
"Se você tem muita cólica, isso não é normal. Eu passei anos da minha vida achando que era normal ter as cólicas que eu tinha, mas descobri em março deste ano que na verdade tenho endometriose", explicou a artista, que também falou sobre a importância de fazer exames ginecológicos.
Desde que revelou a doença para os seguidores, a atriz, que está no ar com a personagem Karina na reprise de Malhação Sonhos, disse que tem recebido muitas mensagens de mulheres na mesma situação. "Tenho recebido muitas mensagens de mulheres conhecidas e desconhecidas que têm. Quanto mais cedo a gente tiver o diagnóstico, melhor o tratamento", afirmou. Uma das descobertas da artista foi a atriz Larissa Manoela, que também foi diagnosticada com a doença.
Momento da descoberta
Isabella também contou como teve o diagnóstico da endometriose. "Sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Até que fui em uma médica e ela me disse que eu não deveria tomar os remédio que eu tomava todo mês", explicou. A atriz contou que sempre tomava uma medicação para aguentar as dores das cólicas menstruais.
Além disso, a artista tinha DIU, mas não sabia que o dispositivo estava colocado de forma errada. "Eu sempre fui uma pessoa que se cuida, eu me cuido muito. Eu tinha o DIU de cobre, mas eu ia de seis em seis meses fazer os exames e o médico que me acompanhava não viu que ele [DIU] estava fora do lugar, estava perfurando meu útero. Então além da endometriose, eu tinha dores por causa do DIU".
A artista tirou o DIU e passou a tomar anticoncepcional para controlar a menstruação. "O tratamento da endometriose consiste em você não menstruar, não sangrar. Eu fui muito contra isso, porque sou toda natureba", explicou. Porém, depois de uma conversa franca com o médico, Isabella vem seguindo as orientações e acompanhando o grau evolutivo da doença.
A artista finalizou pedindo que as mulheres se cuidem: "Procurem informação, porque não é brincadeira. A nossa saúde é prioridade!".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!