iBahia Portal de notícias
icone de busca
Internado

Edu Guedes atualiza estado de saúde e admite ação imprudente: 'Fatal'

Apresentador da RedeTV! gravou um vídeo para seu canal no YouTube e relatou os sinais que ignorou antes de ter seu quadro agravado

foto autor

Naiana Ribeiro

10/07/2025 às 11:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O apresentador da RedeTV! e chef Edu Guedes, 51 anos, compartilhou uma nova atualização da saúde após passar por uma cirurgia delicada para retirada de nódulos no pâncreas. Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o marido de Ana Hickmann contou que o procedimento durou cerca de seis horas e revelou que já tem previsão de alta hospitalar.


					Edu Guedes atualiza estado de saúde e admite ação imprudente: 'Fatal'
Edu Guedes atualiza estado de saúde e admite ação imprudente: 'Fatal'. ​Foto: Reprodução / Youtube

Durante o relato, Edu explicou que os primeiros sinais do problema foram sentidos ainda em abril, quando começou a sentir dores intensas nas costas durante a semana de uma corrida em São Paulo. "Achei que fosse algo muscular, tomei anti-inflamatórios, fiz massagem, mas não passou", contou. Mesmo com o desconforto, ele ignorou e decidiu seguir com seus compromissos, mas se sentiu mal logo depois.

Leia também:

No dia seguinte, durante a classificação para a corrida, ele chegou a expelir uma pedra renal e passou a urinar com sangue. Procurou atendimento médico no pronto-socorro de Interlagos, onde foi orientado a não competir. "Mesmo assim, como melhorei um pouco, não voltei ao hospital e segui a rotina normalmente", afirmou.

Crise e diagnóstico

Dois meses depois, Edu teve um novo episódio de mal-estar durante um almoço. "Fui ao banheiro, tentei levantar a tampa da privada e quase desmaiei", disse. Ele pediu ajuda ao amigo que o acompanhava e foi levado ao pronto-socorro, onde foi diagnosticado com uma pedra de 1,6 cm nos rins e inflamação renal.

Encaminhado de ambulância para outra unidade, passou por sua primeira cirurgia para a retirada da pedra. "O médico me avisou que ainda havia outras pedras, tanto no rim esquerdo quanto no direito, e agendamos novos procedimentos."

Durante os exames preparatórios, os médicos identificaram uma alteração no pâncreas. "Meu médico disse que viu algo estranho e pediu mais exames. Depois, me confirmou que era um tumor no pâncreas", relatou.

Cirurgia e recuperação


					Edu Guedes atualiza estado de saúde e admite ação imprudente: 'Fatal'
Edu Guedes está internado e passou por duas cirurgias delicadas após receber diagnóstico de câncer no pâncreas. Foto: Reprodução/ Redes sociais

Com o diagnóstico confirmado, Edu precisou adiar uma viagem a Portugal para se concentrar nas cirurgias. O tumor foi localizado na cauda do pâncreas - posição que, segundo ele, facilitou a intervenção. "Foi uma sorte. Quando o tumor está na frente do pâncreas, o procedimento é mais complexo. No meu caso, foi possível retirar a cauda e preservar o restante."

Além de parte do pâncreas, também foram removidos os nódulos ao redor e o baço. Ele passou um período na UTI para recuperação e atualmente está em um quarto, realizando fisioterapia, inclusive respiratória. "Ainda estou com um dreno e preciso tomar injeções devido à retirada do baço", explicou.

Alerta aos sinais do corpo

Edu Guedes aproveitou o vídeo para fazer um alerta aos fãs acerca da importância de prestar atenção aos sinais do corpo. "Ignorei os primeiros sintomas. Deus dá avisos, e a gente, muitas vezes, não escuta. A maioria dos tumores pancreáticos não apresenta sintomas no início. No meu caso, as dores que tive estavam nos rins, não no pâncreas", explicou.

Ele também ressaltou a gravidade da doença quando descoberta tardiamente. "Quando o tumor se manifesta com sintomas, geralmente já está em estágio avançado e pode ser fatal."

Previsão de alta

O apresentador agradeceu à equipe médica pelo diagnóstico precoce e tratamento. "Sou muito grato a Deus por estar vivo e aos profissionais que cuidaram de mim com tanto empenho."

Por fim, Edu Guedes revelou que, ao longo de duas semanas, passou por quatro cirurgias e segue se recuperando bem. "Estou fazendo fisioterapia três vezes por dia. Recebi muitas mensagens de carinho e apoio. Devo retirar o dreno em breve e, se tudo correr como esperado, terei alta nesta sexta-feira (11)", concluiu.

Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto